27/04/2023 às 16h27min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h00min

Plataforma online realiza o gerenciamento de denúncias de assédio no ambiente corporativo

O canal de denúncia, criado pela SafeSpace, é totalmente digital, preserva a identidade do colaborador e vem para a transformar o mercado de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Aurelio Guerra
A utilização de ferramentas para melhorar o convívio corporativo, alinhado as questões de Environmental, Social and Governance (ESG) vem se tornado uma fórmula cada vez mais corriqueira na sociedade. A melhoria das relações, principalmente no ambiente de trabalho, passa por diversos fatores, como o combate ao assédio e as más condutas praticadas em empresas e repartições. A transformação do comportamento surge a partir das denúncias dos problemas enfrentados no dia a dia. A criação de uma ferramenta tecnológica que viabiliza a denúncia mantendo o anonimato da vítima é fundamental para que o assédio seja extinguido.
Para impulsionar o mercado de compliance, com soluções voltadas para esta finalidade, nasceu a startup SafeSpace. Criada em 2020, por quatro mulheres, a companhia tem o com o objetivo de revolucionar os canais de denúncias existentes no ambiente corporativo, vem ao longo de sua existência captando e fazendo rodadas de investimentos. Em 2021, o aporte foi de R$ 11 milhões, liderado pelo fundo ABSeed Ventures com a participação do DGF Investimentos. No ano da sua criação, a SafeSpace recebeu uma rodada de investimentos do fundo MAYA Capital e de mais 11 investidores anjos, entre eles Ariel Lambrecht, fundador da 99.
De acordo com Rafaela Frankenthal, CEO da SafeSpace, a expectativa para 2023 é ampliar o número de clientes e expandir os horizontes. “A nossa meta para este ano é dobrar o portifólio de clientes. O objetivo é popularizar a cultura do canal de denúncia como uma ferramenta eficaz e transformadora do ambiente de trabalho. Para além dos negócios, temos o compromisso com a carreira de tantos colaboradores que sofrem a interferência do assédio e têm a saúde mental prejudicada”, afirma a CEO.
Rumos dos negócios
Em pleno projeto de expansão, a SafeSpace atende empresas de oito países, além do Brasil. São eles Argentina, Chile, México, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Singapura e Espanha. Entre as companhias que atende está OLX, Creditas, WeWork América Latina e Rock Content.
A aposta em uma ferramenta totalmente digital capaz de reunir as denúncias e manter a identidade das vítimas preservadas é o diferencial do canal criado pela SafeSpace. Nele, o colaborador está no centro do cuidado. Apesar do produto ser comercializado para empresas, ele tem como propósito principal melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no cotidiano corporativo.
A plataforma
Uma novidade trazida pela solução é o anonimato do denunciante. Os relatos podem ser enviados de modo em que nem mesmo o número IP do computador da vítima seja rastreado. O colaborador pode escolher o melhor formato para elaborar sua denúncia. A SafeSpace auxilia a vítima em todo o processo, dando todo o suporte necessário, como a orientação na forma de classificar e enviar o relato.

A ferramenta é capaz de agrupar todas as informações sobre o caso para que a apuração seja realizada de modo mais eficiente. No caso dos relatos anônimos, o responsável por administrar o canal tem opção de realizar perguntas em tempo real para a vítima sem que sua a identidade seja revelada.

Segundo Rafaela, a plataforma conta com painel intuitivo, que disponibiliza ao compliance todas as informações de cada caso. “É possível identificar padrões de comportamento dos setores e, partir do relatório e análises, observar a cultura organizacional vigente na empresa”, complementa.

A CEO também explica que os colaboradores conseguem ter acesso aos dados fornecidos à plataforma e acompanhar todo o processo. “Eles conseguem visualizar quando a denúncia foi aberta, a data do início da apuração do ocorrido e o resultado final”, ressalta a executiva, que também apontou a possibilidade de o colaborador tirar dúvidas pelo chat, sem sair do anonimato.

Outra particularidade do canal é a possibilidade de as vítimas enviarem a denúncia contra a mesma pessoa em conjunto. A funcionalidade foi desenvolvida para diminuir o receio da retaliação e identificar riscos para a companhia de forma eficiente. O modo de envio tem inspiração do movimento #MeToo.
            
 
Sobre a SafeSpace

Criada em março de 2020, a SafeSpace é uma startup que nasceu com a proposta inovadora de ser uma plataforma digital capaz de prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho de forma rápida, prática e eficaz, substituindo os antigos e obsoletos canais de denúncia analógicos e contribuindo para a construção de uma cultura de confiança dentro das empresas. A plataforma guia o usuário ao longo de todo o processo, ajudando-o, inclusive, a entender se o fato que pretende relatar pode ser mesmo classificado como assédio ou discriminação. A ferramenta foi projetada para capturar todas as informações necessárias, reduzindo o tempo gasto com investigação. Por meio de um painel intuitivo, o administrador consegue gerenciar informações de maneira eficiente e pode fazer perguntas para o colaborador, mesmo em modo anônimo. Quem relatou, por sua vez, consegue acompanhar todo o processo em tempo real, identificando quando seu relato foi visualizado, quando a empresa deu início à investigação e qual o resultado do processo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp