26/04/2023 às 17h38min - Atualizada em 26/04/2023 às 20h05min

Adoção de pequenas atitudes no cotidiano tem impacto alto na saúde e bem-estar

Exercícios físicos, consumo de água, prática da espiritualidade diários são algumas das atitudes indicadas por especialistas para uma melhor qualidade de vida

SALA DA NOTÍCIA Nicola Moreira Ferreira
Em 2017, um estudo da PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), mostrou que menos de 5% dos brasileiros possuem hábitos saudáveis. O público jovem engrossa cada vez mais esta estatística negativa. Segundo pesquisa realizada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 27% das crianças e adolescentes possuem colesterol alto.
 
Adotar um estilo de vida mais saudável não requer necessariamente grandes investimentos a longo prazo. Pequenas ações inseridas no dia a dia, como consumo diário de água, caminhar no trajeto para o trabalho ou após o almoço, subir escadas ao invés de usar o elevador, fazer pausas e alongar-se durante o dia, ter uma alimentação mais balanceada ou diminuir o tempo na frente das telas podem ser grandes diferenciais para uma vida com mais saúde, principalmente quando somados.
 
Da mesma forma, é preciso um olhar atento às situações prazerosas que nos deixam felizes.
O simples fato de conversar com pessoas queridas ou reservar uma pequena parte do dia para meditar ou nutrir de alguma forma a espiritualidade são aspectos que contribuem de forma muito positiva para a saúde mental.
 
Quando realizadas por, no mínimo, 21 dias consecutivos, as atitudes tendem a se tornar hábitos. É o que sugere um estudo realizado pelo cirurgião-plástico Maxwell Maltz, na década de 60.
 
Dentro desse contexto, o Hospital Santa Catarina – Paulista está realizando, em parceria com a apresentadora Sabrina Parlatore, o Desafio Viva Sua Melhor Versão, uma grande campanha nas redes sociais, com duração de 21 dias e com o propósito de informar e engajar as pessoas à prática de atitudes benéficas para a saúde, necessários ao bem-estar, prevenção de doenças e qualidade de vida.
 
“A atividade física é uma das primeiras ações que as pessoas podem adotar para buscar uma vida mais saudável. A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de exercícios físicos por semana. Não é necessário que seja uma atividade de alta intensidade. Caminhadas no parque, alongamentos e ioga já produzem o efeito necessário para criarmos esse hábito. Ao iniciar um exercício físico, consequentemente, a pessoa vai buscar outras ações benéficas para o corpo, como alimentação balanceada, ingestão de água e melhora na qualidade de sono”, explica o Dr. Nilton Carneiro, cardiologista do Hospital Santa Catarina - Paulista.
 
Além da atividade física, a alimentação balanceada pode ser feita aos poucos, sem a necessidade de dietas restritivas. Algumas recomendações gerais são buscar ingerir uma ampla variedade de alimentos, como frutas, legumes e proteínas magras, bem como, evitar o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, açúcar e gorduras saturadas.
 
“Segundo as diretrizes da OMS, o ideal que você tenha uma dieta com proporções de verduras, legumes, vegetais, cereais não processados, peixe, frango e azeite de oliva. Nenhum alimento é proibido, o que precisa ser feito é uma conscientização sobre não exagerar em alimentos gordurosos. Em relação ao consumo de água, o ideal é, no mínimo, 30 ML, por quilo de peso. Em países com uma temperatura média mais alta, caso do Brasil, esse número precisa ser aumentado, em média, de 20 a 30%”, explica o Dr. Dan Waitzberg, nutrólogo do Hospital Santa Catarina - Paulista. “As carnes brancas são ideais, pois elas possuem menos gordura que a carne vermelha, que somada a essa questão, está ligada ao crescimento de bactérias putrefativas, que estão associadas ao desenvolvimento de doenças como câncer de cólon”, completa o médico.
 
O que posso fazer para melhorar a minha saúde?
Para mudar a sua saúde em 21 dias não são necessárias estratégias mirabolantes. Pequenas ações no cotidiano já podem ser fundamentais para termos uma vida mais saudável. Veja algumas dicas:
 
·Use protetor solar diariamente
·Beba mais água
·Alimente-se a cada três horas
·Substitua grãos refinados por alimentos integrais
·Faça uma parte do seu trajeto diário de bicicleta ou a pé
·Faça pausas no seu dia, levante-se e caminhe a cada hora sentado
·Troque o elevador pelas escadas
·Fique sem usar telas por 30 minutos antes de ir para a cama
·Pratique meditação para manter a mente mais equilibrada
·Priorize o seu sono, vá para a cama sempre no mesmo horário
·Faça coisas que te fazem feliz
·Seja grato e fortaleça sua espiritualidade
 
Para saber mais sobre o Desafio Viva sua Melhor Versão, acesse:
https://desafiosuamelhorversao.com.br/
http://redesantacatarina.org.br/hospital/santacatarina-paulista/home
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp