11/12/2015 às 17h37min - Atualizada em 11/12/2015 às 17h37min

Aumento das chuvas deve impulsionar produção agrícola

Os dados foram coletados em 26 estações espalhadas pela capital paulista.

Débora Ramos

A chegada do verão também trará sua tradicional temporada de chuvas, muito aguarda em muitas regiões do Brasil. Grandes períodos de estiagem durante 2015 resultaram em cenários dramáticos na região Sudeste, deixando grande parte da população do Estado de São Paulo com abastecimento de água reduzido e até suspenso em muitas regiões.

 

No entanto, durante o último mês de novembro, os meteorologistas do CGR (Centro de Gerenciamento de Emergências) registraram que as chuvas superaram o volume esperado para todo o mês apenas em suas duas primeiras semanas. Os dados foram coletados em 26 estações espalhadas pela capital paulista.

 

Além da boa notícia para as regiões metropolitanas (que continuam observando atentamente os níveis de suas represas para o abastecimento residencial), as agriculturas de café de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná também terão chuvas regulares para até a colheitas de suas safras para o próximo ano.

 

Brasil apresenta desempenho na produção e exportação de café

 

De acordo com a consultaria Safras & Mercado, os produtores cafeeiros brasileiros colheram 95% de toda a safra de café correspondente a 2015 em 8 de setembro. Já em agosto, 44% de toda a produção (50,4 milhões de sacas, cada uma com 60 quilos) já havia sido comercializada.

 

O estado de Minas Gerais é o responsável pela metade de toda a colheita de café do Brasil, que ainda o ocupa o posto de maior produtor mundial dos grãos.

 

Se as chuvas continuarem seguindo esta incidência, outras tantas culturas da região também poderão se beneficiar de colheita maiores em suas produções maiores.

 

Vale lembrar que, para obter melhores resultados e combate aos desperdícios e perdas nas safras, os produtores devem se preparar para executar boas técnicas de colheita e investir em diferentes tecnologias de armazenagem, assim como em mão de obra qualificada durante o processo de produção agrícola.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »