24/04/2023 às 15h54min - Atualizada em 24/04/2023 às 20h06min

Cultura organizacional e IA foram destaque no G4 Day, do G4 Educação

Evento teve ingressos esgotados e presença ultrapassou 400 empresários e lideranças de todo o Brasil

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Aurelio Checchia Ferrari
 

Nesta quarta-feira, 19 de abril, aconteceu em São Paulo o G4 Day, evento do G4 Educação que reuniu alguns dos maiores nomes do mercado brasileiro para ajudar empreendedores a inovar no modelo de gestão, pensando em prosperar e perpetuar seus negócios com as práticas e ferramentas apresentadas. 

O público, composto por CEOS, presidentes, fundadores e donos de negócio, recebeu mais de 10 horas de conteúdo baseado nas empresas que mais crescem no mundo. Os temas variaram entre gestão, liderança, marketing, growth e vendas.

Tallis Gomes, fundador e chairman do G4 Educação, abriu o evento com a gravação de um episódio do podcast Papo de Gestão tendo como convidado Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP Inc. Guilherme contou detalhes de sua trajetória e deu alguns insights preciosos sobre o que é necessário para empreender “Você não precisa ter uma visão clara de futuro; você só precisa começar”. Segundo o executivo, o mais importante, a fase mais dura, é fazer com que o negócio fique de pé primeiro “anos mais tarde, ao ter mais clareza, você vai conectando os pontos”. Também falou sobre como ter iniciado muito jovem dificultou que as pessoas tivessem confiança nele e explicou o fator que foi a virada de chave: “O caminho não era convencer as pessoas a fazer investimento comigo e sim ensinar como investir”. Hoje, com uma estrutura robusta e bem organizada para atender empresas de diversos tamanhos, a XP Empresas é uma extensão do apoio ao empreendedorismo citado por Guilherme, capaz de profissionalizar e direcionar diferentes tipos de investimentos e necessidades para cada modelo de negócio. O evento marcou uma parceria de conteúdo e soluções de gestão e finanças entre o G4 Educação e a XP Empresas, frente da XP que atende a empresas de diversos tamanhos, capaz de profissionalizar e direcionar investimentos e necessidades para cada modelo de negócio.

Na sequência, em aula sobre Economia de Criadores, Rapha Avellar, Cofundador e CEO da Brandlovrs, falou sobre como as estratégias de marca hoje não mais podem ignorar os influenciadores. “Nos últimos 100 anos, o poder de comunicar esteve nas mãos de grandes companhias; mas ao longo dos últimos, esse poder foi sendo fragmentado nas mãos dos influenciadores”. Ele apontou também que hoje a cada quatro jovens, três sonham em ser influencers. “Em um mar de bilhões de conteúdos, o influenciador é um curador do que vale a pena ser visto”.

Alessio Alionço, founder e CEO da Pipefy, fez um talk sobre tecnologia nos negócios. “Todos os gestores de uma empresa precisam ter pelo menos dois ou três projetos de melhoria”, disse. “Antes, os gestores delegavam a inovação à área de TI que atuava como um gatekeeper; hoje, o TI é um enabler daquilo que as áreas de negócios planejam, educando-a”.

Logo depois, Andrea Cerqueira, Bruno Nardon e Alfredo Soares, cofundadores do G4 Educação, conversaram com a VP de vendas da Microsoft Brasil, que trouxe insights sobre a tecnologia como diferencial e focou bastante em cibersegurança “A segurança de dados tem que ser uma preocupação de toda a empresa, essa é minha principal mensagem”. Em relação ao cenário da tecnologia hoje, Nardon apontou que “ser líder é fazer a pergunta certa para a pessoa certa e com a ferramenta certa”. Já Alfredo provocou com o seguinte pensamento: “As empresas se vangloriavam de guardar dados, mas poucas entendiam como de fato usá-los. Agora, com o avanço da IA, chegou o momento de transformar todas essas informações em acionáveis”.

Na parte da tarde, Alexandre Frankel, fundador da Vitacon e Housi, palestrou sobre como aplicar a inovação mesmo em negócios que teoricamente são tradicionais, como real state. “Eu quis fazer uma empresa de bytes, não de tijolos. Meu objetivo é fazer um bem para a sociedade, ajudar a melhorar a questão do trânsito, não gerar lucro”. 

Posteriormente, Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos e Jan Christian, sócio da Flash, participaram de um talk sobre estratégias em gestão de pessoas e ressaltaram, entre vários insights, a importância da cultura organizacional em todos os níveis hierárquicos. “Líder que não tem a cultura da empresa precisa ir embora. Senão, mesmo havendo entregas dele, você vai perder muitos outros colaboradores”, segundo Sofia. Jan Christian concorda. “Nos testes que fazemos nas seleções, o que mais conta são as perguntas comportamentais, sobre situações de conflito. E a tecnologia, as ferramentas disponíveis, entram depois, para seguir com o processo”.

O filósofo Guilherme Freire deu uma aula sobre intelecto, usando como referência a história de grandes líderes da história. Na sequência, Tallis Gomes e João Vitor Chaves, COO & CPTO do G4 Educação, apresentaram as novas características e funcionalidades do G4 AI, uma IA alimentada com todo o conteúdo do G4 Educação para construir modelos de trabalho e conteúdo para gestores. Luccas Riedo apresentou no palco uma edição do podcast Sem Atalhos tendo como convidado o médico, atleta e empresário Paulo Muzzy, sobre saúde e empreendedorismo. Muzzy deu ênfase em como ter um propósito claro pode ser o segredo para motivar equipes a ter hábitos saudáveis em suas vidas. 

O evento foi encerrado com uma conversa com Paulo Correa, CEO da C&A, Paulo Morais, fundador da Espaço Laser, e Alexandre Zolko, fundador da CRM&BONUS. Os três falaram sobre excelência nos negócios. Correa surpreendeu dizendo que não sonhava em ser CEO e o que é mais importante na função: “Ouvir. O CEO é o cara que ouve e tenta ajudar a desenrolar as coisas”. Morais agregou a este pensamento “Em um time o gestor precisa trazer pessoas que saibam mais que ele; saber delegar de forma inteligente. E reconhecer e corrigir erros rapidamente”. Alexandre acrescentou que “o CEO é o primeiro colaborador. E chega um momento no qual ele precisa de outros CEOs, especialistas em outros momentos para uma empresa”. A conversa também incluiu encantamento do cliente. “A tecnologia traz muitas possibilidades de interação, mas a humanização das relações é a próxima fase do varejo, totalmente potencializada por essas ferramentas”, disse Correa.

 

Sobre o G4 Educação

O G4 Educação é uma edtech com foco em educação executiva, que se posiciona como a Evolução da Escola de Negócios com base em um framework de gestão horizontalizado focado no crescimento exponencial e durável. Com ele, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode se desenvolver até alcançar um alto faturamento em um curto espaço de tempo. O G4 Educação atua com programas de educação executiva ministrados por referências do mercado com amplo track record, ancorados no princípio de trazer ao universo do empreendedorismo o conceito de que só ensina quem faz. A metodologia de ensino é baseada em um conteúdo altamente aplicável e atual, assim como em ferramentas práticas utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo, adaptadas à realidade brasileira.

Os programas são ofertados nas modalidades presencial e online e sua duração varia conforme o tema principal. O carro-chefe, nesse formato, é o G4 Imersão e Mentoria, que abrange frameworks e ferramentas de gestão, vendas e growth, sendo direcionado para donos de negócios e executivos do alto escalão que almejam potencializar seus negócios. Há ainda as edições mais específicas, focadas em Growth, Gestão de Pessoas, Sales e Customer Experience. Primeiro, os participantes assistem aulas com conceitos densos e baseados em benchmark e, posteriormente, recebem mentorias 100% personalizadas, cujo objetivo é criar estratégias para adaptar essas práticas para cada empresa, levando em conta seu modelo de negócio. Soma-se a isso o G4 Skills, software online B2B de cursos de extensão e treinamentos, e o G4 Comunidades, uma rede de  relacionamento cujo foco é fomentar continuamente o ecossistema de educação e networking, contribuindo para a geração de negócios entre os membros.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp