10/12/2015 às 17h50min - Atualizada em 10/12/2015 às 17h50min

Blue Tree Premium Paulista sedia cerimônia da Chama da Paz de Nagasaki

Flama foi apresentada no Blue Tree Premium Paulista, em coletiva de imprensa com a cantora japonesa Yumi Inoue e comitiva

Alexandre Nogueira
Divulgação

Em homenagem às vitimas da explosão da bomba atômica na cidade de Nagasaki, há 70 anos, e aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a “Chama da Paz”, vem ao Brasil pela primeira vez. A apresentação inicial da flama histórica que simboliza a paz, união e amizade entre os povos aconteceu no dia 9 de dezembro no Blue Tree Premium Faria Lima com a participação da cantora oriental Yumi Inoue, uma grande estrela da música "enka" (música popular japonesa).

 

Na ocasião, tivemos a presença de personalidades como o Vice-prefeito do Município de Frei Rogério e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae.

 

Em 1983, com a permissão especial do governo da Grécia, a chama Olímpica foi partilhada e enviada para Nagasaki, último local em que a humanidade vivenciou um ataque nuclear. Quatro anos depois, os moradores de Nagasaki construíram uma pira, com o propósito de manter a chama acesa para sempre e torná-la um símbolo importante de paz e união.

 

Após a cerimônia, a Chama foi para o Parque do Sino da Paz de Núcleo Celso Ramos, no município de Frei Rogério, Santa Catarina. O objetivo com esta visita é que a Chama da Paz esteja acesa em Nagasaki e também em Santa Catarina. A cerimônia de recepção e compartilhamento da Chama acontece no município de Frei Rogério no dia 12 de dezembro, a partir das 14h. Este Parque foi inaugurado em 2002 por Kazumi Ogawa, uma das vítimas da bomba em Nagasaki, em parceria com o Governo do estado. Ele atuava em prol da transmissão da importância da paz, narrando aos visitantes sua experiência com a guerra. Além disso, o sobrevivente fundou a Colônia Japonesa Celso Ramos e o Monumento do Parque Sino da Paz.

 

O evento tem apoio de diversas entidades como do Governo do Estado de Santa Catarina, do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do Consulado Geral do Brasil em Tóquio, da Prefeitura Municipal de Nagasaki (Japão), entre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Frei Rogério e da Associação das Vítimas e Seus Descendentes de Explosão de Bombas Atômicas (AVDEBA).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »