24/04/2023 às 11h01min - Atualizada em 24/04/2023 às 20h05min

Sono infantil: como evitar erros que atrapalham uma rotina saudável

Pediatra dá dicas de como melhorar as noites de sono das crianças

SALA DA NOTÍCIA Lícia Assunção
São Paulo, abril de 2023 – Nina no colo, depois dá passos lentos em direção ao berço e enfim, coloca a criança para dormir. Imediatamente ela acorda, para o desespero da mãe, que se vê obrigada a iniciar tudo de novo. A cena comum é quase um sofrimento. Afinal, o que fazer?

Dormir bem é fundamental para a saúde de todos e para as crianças, é sinônimo de um desenvolvimento saudável, necessário ao crescimento e para o desenvolvimento dos órgãos, principalmente do cérebro. Durante o sono, todas as informações adquiridas são processadas e é ali que acontece a memorização, por exemplo. Infelizmente, nem todas as crianças conseguem dormir de forma regular, fato que preocupa pais e responsáveis muitas vezes desgastados em busca de algumas horas de tranquilidade.

Para especialistas, alguns hábitos devem ser seguidos para que as crianças tenham um sono de qualidade à noite, especialmente os bebês. De acordo com a pediatra e neonatologista Patricia Terrivel, do Hospital IGESP, os cuidados com a rotina devem começar a partir dos 4 meses de idade.

“Devemos começar a rotina do sono a partir dessa idade, que é quando se inicia a produção de melatonina. É importante estabelecer hábitos que ajudem a entender que em determinada hora é o momento de desacelerar, então indico seguir os horários e a sequência das atividades, como tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama, respeitando a idade de cada criança”, acrescenta a médica.

“Não respeitar os cochilos durante o dia ou permitir após as 17 horas, e brincar com a criança quando ela acorda são prejudiciais. Além disso, colocar a criança para dormir no colo e depois movimentar para outro local como berço ou cama, também são ações ruins e que podem influenciar negativamente na qualidade do sono”, finaliza Patricia Terrivel.

Confira outras dicas de como melhorar a qualidade do sono das crianças:
 
  • Especialistas recomendam que as crianças devem dormir por voltas das 20h;
  • Cochilos diurnos devem seguir uma rotina de horário, evitando-se das 9h ao meio-dia e das 17h às 20h;
  • À noite a alimentação deve ser mais leve, para facilitar a digestão e o sono da criança;
  • Evite disponibilizar aparelhos como celular, tablet e televisão antes do horário de dormir
Sobre o Hospital IGESP – Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes. A rede IGESP ainda conta mais uma unidade de Pronto Atendimento na região leste de São Paulo, além de 3 unidades ambulatoriais na capital e no litoral. Para mais informações acesse: Hospital IGESP


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp