24/04/2023 às 16h17min - Atualizada em 24/04/2023 às 20h01min

Primeira embarcação do Sul do país recebe certificação Bandeira Azul

Veleiro Ictus foi construído durante 11 anos pelo casal Sergio e Dora e atualmente está  ancorado na Marina Itajaí, em Santa Catarina. Práticas sustentáveis como implantação de motor elétrico, placas solares e tratamento de esgoto no próprio barco foram alguns dos motivos para conquistar a certificação.

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação
O veleiro de 40 pés Ictus, que também é a casa dos ex-jogadores de vôlei da Seleção Brasileira e atletas olímpicos, Sérgio Danilas e Dora Castanheira, foi a primeira embarcação do Sul do país a receber a certificação internacional Bandeira Azul. O prêmio, credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco, comprova que neste barco há diversas práticas sustentáveis. O reconhecimento foi concedido durante a The Ocean Race pela Marina Itajaí, que é uma das únicas de Santa Catarina a ter a Bandeira Azul e pode conceder a embarcações o mesmo direito.

Uso de motor elétrico, placas solares e tratamento de esgoto no próprio barco foram alguns dos motivos para o veleiro Ictus ser contemplado com a certificação. “Estamos honrados em sermos o primeiro veleiro do Sul do país a receber o selo Bandeira Azul. Construímos o Ictus durante 11 anos, e uma das nossas preocupações era a questão ambiental. Queríamos uma embarcação autossustentável. A partir deste momento elaboramos todo o sistema interno do Ictus para evitar qualquer tipo de poluição. Desde o motor elétrico, que evita a queima de combustível, até a implantação de placas solares sob todo convés do barco, para captar energia capaz de alimentar todo o sistema interno de navegação”, explica o proprietário do Ictus, Sergio Danilas. 

Para o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, a certificação para embarcações irá incentivar outros proprietários de barcos a aderirem práticas sustentáveis. “O selo Bandeira Azul tem uma importância positiva para que possamos divulgar ainda mais formas de preservar o meio ambiente. A nossa intenção é ampliar as ações de sustentabilidade e certificar mais embarcações que se comprometam com a causa ambiental”, destaca.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp