20/04/2023 às 17h26min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h08min

Como desenvolver a criatividade e a inovação nas empresas? 

Docente do Senac dá dez dicas de como fomentar a cultura criativa e inovadora nas organizações 

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Getty Images

Na próxima sexta-feira, 21 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Criatividade. Já parou para pensar como, na atualidade, a inovação a criatividade se tornaram indispensáveis para quem busca se diferenciar no mercado e alcançar o sucesso em seus empreendimentos? 

Gleinda Aguiar, professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Senac de Contagem, destaca que uma cultura organizacional que fomenta a criatividade e a inovação, “tem o potencial de levar a empresa há uma melhoria contínua dos seus processos, a novas soluções dos seus problemas, a competitividade dos seus produtos e serviços e a retenção de talentos, visto que os colaboradores trabalham mais entusiasmados e felizes nas empresas que valorizam estas habilidades”. 

A docente salienta que desenvolver a criatividade e a inovação nas empresas é fundamental “para manter a competitividade, a permanência no mercado e o sucesso a longo prazo” e dá algumas recomendações para empreendimentos que querem a cultura criativa e inovadora: 

  1. Crie um ambiente seguro, onde as pessoas possam errar ou fracassar, enquanto desenvolvem a criatividade e a inovação na proposição de soluções e serviços, e com isso não vão correr o risco de serem demitidas. 

  1. Estimule os colaboradores a descobrirem porque os consumidores compram os produtos ou serviços da organização. Qual progresso eles terão com essas aquisições? 

  1. Entenda as necessidades e os desejos dos colaboradores em relação ao trabalho que eles fazem na empresa e porque eles fazem. Isso ajudará a engajar o time com os objetivos da organização. 

  1. Crie um ambiente propício à criatividade: É importante que os funcionários tenham um ambiente de trabalho estimulante, que permita o pensamento livre e a exploração de ideias. Isso pode incluir espaços abertos, áreas de descanso, decoração inspiradora, lanches e refeições livres, jogos, entretenimentos etc. Fazer o colaborador sentir que está em casa. 

  1. Promova a diversidade: Uma equipe multidisciplinar e diversa é mais propensa a gerar ideias inovadoras e criativas. Certifique-se de que sua empresa tenha diversidade em termos de gênero, etnia, formação acadêmica e experiência profissional. 

  1. Encoraje o pensamento fora da caixa: Incentive seus funcionários a pensar de maneira não convencional e a desafiar as normas. Isso pode envolver a realização de sessões de brainstorming, a exposição a novas ideias e tecnologias, e a criação de um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias. 

  1. Capacite os colaboradores. Invista em treinamento e desenvolvimento: Ofereça aos funcionários oportunidades de treinamento e desenvolvimento, para que possam adquirir novas habilidades e conhecimentos. Isso pode incluir cursos de liderança, treinamento em tecnologia ou habilidades criativas. 

  1. Ofereça incentivos: Incentive a criatividade e a inovação oferecendo recompensas aos funcionários que apresentarem ideias inovadoras. Isso pode incluir bônus financeiros, prêmios, promoções, viagens com a família, entre outros. 

  1. Faça trabalho de mudanças de mindset. É preciso está aberto a mudanças: Esteja disposto a mudar a direção da empresa ou adotar novas tecnologias ou processos. Isso pode ajudar a manter a empresa relevante e a evitar que ela fique obsoleta.  

  1. Flexibilidade de horário e de lugar para colaboradores que trabalham diretamente com a criatividade e a inovação. Às vezes, as ideias surgem é quando estamos fora da empresam vivendo alguma experiência.  

 

Gleinda Aguiar enfatiza ainda que “quanto mais trazemos os colaboradores para fazerem parte do processo de inovação e de criatividade, mais ideias a empresa terá e novos serviços e produtos surgirão”. 

Senac em Contagem  

Em Contagem desde 1996, hoje o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, disponibiliza uma unidade que oferta cursos técnicos, de graduação,MBA e de Aprendizagem Comercial. No ensino técnico, é possível cursar Administração, Informática, Segurança do Trabalho e Logística. No ensino superior, cujas atividades se iniciaram em 2003, é possível cursar Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos. Para quem já é graduado, há a opção de se especializar com os cursos de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Inovação e Competitividade, Gestão Financeira e Controladoria e Gestão Empresarial.  

Devido à sua localização, no bairro Eldorado, em Contagem, a unidade é uma opção para as comunidades de Caeté, Contagem, Esmeraldas, Nova Lima, Piedade dos Gerais, Raposos, Rio Acima e São José da Varginha.   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp