20/04/2023 às 15h16min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h03min

Tiradentes: visite a cidade mineira que homenageia o herói nacional

Neste feriado, mergulhe na história, gastronomia e ecoturismo no pequeno município

SALA DA NOTÍCIA Ana Maria Cajado
Tiradentes, MG. Divulgação/Hurb

O mineiro Joaquim José da Silva Xavier se tornou herói nacional sob a alcunha de Tiradentes e, nesta sexta-feira (21/04), o feriado nacional reconhece o papel do patrono cívico da nação brasileira. Integrante da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que pregava a emancipação do estado em relação à Portugal, foi preso aos 42 anos e, três anos depois, condenado à forca. Sua morte pública na Lampadosa - hoje Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro -, o transformaram em mártir. Em 1965, foi reconhecido por sua importância na história brasileira, sendo elevado a um status simbólico para absolvição de conotações negativas por seus atos de rebelião.

O herói mineiro foi homenageado em muitas ocasiões, como no próprio feriado e na denominação da cidade de Tiradentes (MG). E o Hurb - empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil - apresenta a cidade, que aparece entre as mais buscadas para turismo no estado, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do estado (SECULT).

Com uma ambição turística, Tiradentes oferece atrações durante todo o ano para quem deseja conhecê-la. Entre os eventos sediados na cidade, estão a Mostra de Cinema Brasileiro, o Festival de Vinho e Jazz, o encontro de motociclistas Bike Fest, além de um Carnaval de rua bastante animado, que reúne moradores de cidades próximas. Essa vocação para receber forasteiros, porém, pode ser observada preferencialmente nos finais de semana e feriados. Com pouco mais de 8 mil habitantes, o comércio do município nem sempre está aberto durante toda a semana devido ao baixo movimento.

Os viajantes aventureiros, que buscam oportunidades de se conectar com a natureza praticando o ecoturismo, encontram na cidade uma variedade de opções. Ela faz parte da Serra de São José, que conta com trilhas, grutas e mirantes que podem ser conhecidos no caminho para chegar a uma de suas três cachoeiras: Paulo André, do Mangue e do Bom Despacho, todas de fácil acesso e com pequenas quedas d’água. A primeira está a um quilômetro do centro de Tiradentes, bastando cruzar uma curta trilha que não exige acompanhamento de guia. Perfeita para se refrescar em um dia quente, assim como a cachoeira do Mangue e a cachoeira do Bom Despacho, a mais conhecida da região. Esta última forma vários poços de água ao longo do curso da queda d’água e até uma pequena represa com águas tranquilas, que a torna uma boa escolha para relaxar por horas.

A religião se manifesta em Tiradentes por meio das igrejas, capelas e oratórios espalhados pelo seu território, que retratam ainda a arte barroca que marcou o século XVIII. Cartão-postal da cidade, a Matriz de Santo Antônio foi erguida no século XVIII na região do centro histórico e pode ser considerada uma das obras-primas do estilo artístico graças a sua fachada, esculpida pelo mineiro Aleijadinho. Frequentada pelos negros escravizados, a Igreja do Rosário era um refúgio de culto para aqueles que não eram recebidos nos demais templos da cidade No século XX, foi tombada pelo IPHAN, legitimando sua importância para a arte e história brasileiras. Há ainda seis pequenas capelas em diferentes pontos do centro que formam os Passos da Paixão de Cristo, representando os últimos momentos da vida de Cristo.

Ainda na mesma região, entre a visita a uma e outra igreja, o dia pode ser aproveitado na Rua Direita, onde estão os ateliês, livrarias, lojas de artesanato, bistrôs e cafés do bairro. Já à noite, o Largo das Forras ganha vida com seus bares, restaurantes e lojas. É possível percorrer o entorno do local em uma das charretes disponíveis, mas, por se tratar de um percurso pequeno, o passeio a pé não chega a ser cansativo.

Uma curiosidade local: o chafariz de São José - construído em 1749, como está inscrito no próprio monumento - já foi uma das principais fontes de abastecimento de água para os habitantes da cidade, com torneiras para consumo humano e de animais. Essa é mais uma obra que reflete a predominância da arte barroca no estado.

Quanto à gastronomia mineira, dois negócios tiradentinos podem ajudar na hora de escolher um souvenir da viagem, seja para você ou para os amigos. Doces em compotas, queijos artesanais e cachaças podem ser encontrados na Doceria Flor de Lótus. Já a Cachaçaria Confidências Mineiras é especializada na bebida alcoólica, oferecendo uma variedade de opções para degustação e compra por preços diferentes.

Turismo em Minas Gerais

Segundo dados do IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo, sobre o Carnaval deste ano, Minas Gerais foi o estado a alcançar o maior crescimento em atividades turísticas, registrando aumento superior a 38%. Neste ano, os festejos de fevereiro levaram mais de 11 milhões de turistas para todo o estado. O dado consolida Minas como o estado que mais cresce como destino no setor.

Para o Hurb, Minas Gerais demonstra ter retomado os níveis de procura quando comparado ao período pré-pandemia. A travel tech aponta que, tanto em 2019 como em 2020, o estado aparecia no 4º lugar entre os destinos mais buscados para o mês de fevereiro, posição que retomou em 2023. Em 2021, desceu para a 10ª colocação, subindo para a 5ª no ano seguinte.

Realizada pela Secult em dezembro de 2022, a  Pesquisa de Demanda Turística explica que o público que visita o estado, em sua maioria, é de jovens e adultos: 60% estão na faixa etária entre 25 e 48 anos. E esses que escolhem o estado como destino turístico são atraídos por atividades histórico-culturais, contato com a natureza e SPAs e fontes de águas termais. A gastronomia também é uma das características locais bastante lembradas pelo grupo.

Pensando na história e cultura regionais, as igrejas, santuários e outros espaços de prática da fé tornam o estado uma opção para o turismo religioso, assim como a arquitetura colonial e obras de arte que remontam a era de ouro na economia brasileira. A 190km da capital Belo Horizonte, Tiradentes consegue oferecer aos turistas tudo o que eles procuram no estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp