20/04/2023 às 16h09min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h01min

O Brasil comemora o Dia da Terra com produção recorde de energia solar

O país entrou pela primeira vez no ranking dos países que mais produzem energia solar

SALA DA NOTÍCIA Michelle Chicharo Vivas
Neste sábado (22) é celebrado mundialmente o Dia da Terra. A data foi oficializada pela ONU em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e alcançar o equilíbrio entre economia, sociedade e ambiente.

Oficialmente nomeado como Dia Internacional da Mãe Terra, ainda temos um caminho longo para alcançar a harmonia com a natureza. O estilo de vida da nossa sociedade atualmente é responsável pela alta emissão de gases de efeito estufa, como o carbono, que altera o processo natural de aquecimento e resfriamento do nosso planeta. Uma das saídas para revertemos este processo é a produção de energia através de fontes renováveis.

A energia solar, por exemplo, é uma das fontes renováveis mais acessíveis e benéficas para o meio ambiente. Além da produção zero de gases poluentes e ser uma fonte inesgotável, a energia solar pode ser utilizada por qualquer pessoa, seja em residências, pequenos negócios ou para grandes empresas e indústrias.

Energia Solar no Brasil

O Brasil está no caminho para a redução dos seus gases poluentes e teve este ano um grande motivo para comemorar. O país entrou pela primeira vez na lista dos dez países com maior potência solar acumulada, com 24 gigawatts (GW). A energia solar passou a ser a segunda maior na matriz elétrica nacional em 2023, somando mais de R$128,5 bilhões em investimentos, R$39,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e mais de 783,7 mil empregos.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Bahia lidera o ranking dos estados que mais produzem energia solar no Nordeste, com 1,359 GW, gerando mais de 40 mil empregos. Cerca de 2 milhões de residências são abastecidas pela fonte solar, com 5 milhões de baianos beneficiados.

O que tem atraído as pessoas cada vez mais para a energia solar é principalmente a vantagem financeira, segundo Elian Melo, dono da InteliSolar, empresa que atua há 17 anos no mercado de tecnologias e hoje é líder na instalação de sistemas fotovoltaicos na Chapada Diamantina, com atuação em toda a Bahia. “As pessoas buscam a independência energética, ou seja, ficarem livres dos aumentos constantes da concessionária de energia. Para quem tem energia solar, a energia custa mais barato ao longo dos anos”, relata. Melo também explica que a energia solar dá segurança financeira, pois quem tem a energia verde consegue fazer uma previsão exata do seu custo anual com energia. “Quem utiliza a energia da concessionária não tem o mesmo controle financeiro de quem tem energia solar, porque está sujeito aos aumentos que são imprevisíveis”, Melo compara.

Energia solar em Salvador (BA) Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até março de 2023, Salvador (BA) conta com 7.231 instalações, totalizando 68 MW. Desses sistemas, 5.804 são residenciais (80%), 1.311 são comerciais (18%) e 72 são sistemas industriais (0,9%).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp