20/04/2023 às 19h11min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h01min

“Água também se planta”: projeto incentiva conservação ambiental em Conselheiro Lafaiete

Iniciativa é fruto de parceria entre Una, COPASA, EMATER e conta com o apoio de instituições públicas e privadas; inscrições estão abertas para palestras e oficinas sobre conservação ambiental.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Rede Comunicação
As atividades serão ministradas por profissionais e especialistas em Meio Ambiente, de abril a junho. Foto: Freepik. Uso gratuito.
O projeto “Água também se planta”, fruto de uma parceria entre a Una Lafaiete – que integra o Ecossistema Ânima –, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), está com inscrições abertas para palestras e oficinas gratuitas sobre conservação ambiental, a serem ministradas por profissionais e especialistas do Meio Ambiente, entre os meses de abril e junho, em Conselheiro Lafaiete.

O projeto tem os objetivos de disseminar a importância da conservação ambiental, incentivar a preservação de recursos hídricos em conjunto com a sociedade civil e colaborar com o crescimento de produtores locais, em consonância com seu bem-estar e sustentabilidade. A iniciativa conta com o apoio de instituições públicas e privadas, como Consórcio Público de Resíduos Sólidos (Ecotres), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Ministério Público, Ecovia e Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

“Água também se planta” foi lançado no final do último mês, em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Ele foi inaugurado junto com o Fórum Municipal Lixo e Cidadania, espaço para debater, de forma plural e democrática, a gestão e o manejo dos resíduos sólidos do território para sua construção sustentável, e dar apoio para estruturação das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis instituídas em Lafaiete.

Diversas autoridades participaram do lançamento, como o diretor da Una - campus Lafaiete, Vinícius Vieira Costa; o Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino; o Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria De Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Dr. Gabriel Pereira de Mendonça; o gerente regional da Copasa em Conselheiro Lafaiete, Alexandre Roberto Silva; o representante da Unidade de Serviços de Controle Ambiental da Copasa (Usca) e coordenador do Pró-Mananciais, Givanildo de Almeida Cruz; o gerente regional da EMATER, Vitório Alves Freitas; o coordenador regional da EMATER, Wagner Fani; e a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Paula Tamires.


Programação

As palestras e oficinas acontecerão de abril a junho, na Una Lafaiete, de forma gratuita. O último dia do projeto será marcado pela etapa regional de um festival gastronômico no Parque de Exposição. As atividades são coordenadas pela professora do curso de Agronomia da Una, Ana Paula Sato Ferreira. As inscrições podem ser realizadas nos links abaixo.

26 de abril, das 19h às 21h
TEVAP – Tratamento ecológico de esgoto”, com Fernanda Janes F. Teixeira (COPASA).

10 de maio, das 19h às 21h
Aproveitamento de esterco nas propriedades rurais – Esterquia”, com Tadeu Melo (EMATER).

13 de maio, das 9h às 11h
Legislação e Licenciamento Ambiental”, com Elidiane Vasconcelos (Una).

17 de maio, das 19h às 21h
Agrofloresta (teórico)”, com Robson Ribeiro (COPASA).

20 de maio, das 9h às 12h
 “Agrofloresta (prático)”, com Robson Ribeiro (COPASA).

27 de maio, das 9h às 12h
Contabilidade empresarial: Gestão e sustentabilidade”, com Sérgio Moreira (Una).

04 de junho, durante todo o dia
Festival Gastronômico - Etapa Regional, no Parque de Exposição.

Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp