18/04/2023 às 18h02min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h10min

Estudo Elanco comprova que suplementar narasina para novilhas de corte em fase final de gestação aumenta imunidade e ganho de peso dos bezerros

Pesquisa avaliou a suplementação de novilhas com o aditivo narasina, em parceria com a UNESP de Botucatu (SP) e a Texas A&M University (EUA).. Bezerros de matrizes suplementadas apresentaram maior imunidade já nas primeiras 24 horas após o nascimento

SALA DA NOTÍCIA Elabore Estratégia
Renata Fernandes, zootecnista e gerente de marketing da linha Premix da Elanco Saúde Animal para o Brasil e Cone-Sul
A suplementação correta de novilhas de corte durante a gestação pode contribuir para o balanço nutricional da fêmea matriz e para a imunidade e ganho de peso dos bezerros, favorecendo a performance produtiva dos animais. É o que mostra o novo estudo da Elanco Saúde Animal, “Efeitos da suplementação de narasina em novilhas Bos indicus durante o final da gestação e a lactação no desenvolvimento da prole”, realizado em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP-Botucatu (SP) e com a Texas A&M University (EUA). A pesquisa foi publicada recentemente na revista Translational Animal Science (TAS), importante veículo do setor.

Este estudo, realizado em 2022, avaliou os efeitos da suplementação de 88 novilhas no terço final da gestação (aproximadamente 3 meses antes do parto) com narasina – aditivo ionóforo utilizado para suplementar bovinos a pasto, comercializado pela Elanco sob o nome de Zimprova – sobre a performance produtiva e fisiológica das matrizes e dos bezerros, em comparação com grupo controle, que não recebeu nenhum aditivo no suplemento. 

A pesquisa da Elanco comprovou que, em relação ao grupo controle, a concentração de proteínas séricas, que são indicadores de imunidade, foi 6% maior entre os bezerros de novilhas suplementadas com a narasina, de acordo com a dose recomendada em bula do Zimprova™, já nas primeiras 24 horas após o parto. Além disso, o peso final de bezerros filhos de matrizes suplementadas com narasina foi 9kg mais pesado que o do grupo não tratado, resultando em um aumento de 6,7% no peso de desmama.

“Sob essas condições podemos afirmar que a suplementação com narasina no sistema de cria beneficiou o status nutricional das matrizes (maior IGf-1), melhorou a imunidade dos bezerros (menor número de diarreias) resultando em animais mais sadios, trazendo bem-estar e mais produtividade para a operação", diz Murilo Chuba.

Zimprova é destaque no mercado brasileiro

Lançado no Brasil em 2015 pela Elanco Saúde Animal, o Zimprova é um aditivo melhorador de desempenho para ser utilizado em suplementos para bovinos, que contém a narasina. O produto, de uso exclusivo animal, altera o padrão de fermentação ruminal dos animais ao favorecer as bactérias produtoras de propionato e assim promover maior produção de energia e melhorar a digestibilidade dos nutrientes. 

Desenvolvido pela Elanco com foco exclusivo no mercado brasileiro, o produto vem sendo testado em diversas regiões do Brasil, nas mais diferentes condições. O produto possui mais de 10 artigos publicados em revistas científicas do setor, comprovando a superioridade a outros aditivos utilizados na suplementação do gado brasileiro.

“A nova pesquisa da Elanco teve justamente o intuito de validar a hipótese de que a suplementação com a narasina traz impactos positivos para a saúde dos bezerros, principal produto da cria, que é a etapa base da pecuária de corte. Mesmo mediante a cenários mercadológicos mais desafiadores para esse mercado, o olhar do pecuarista em busca de animais mais saudáveis é o que pode ajudá-lo a melhorar seus resultados”, diz Renata Fernandes, zootecnista e gerente de marketing da linha Premix da Elanco Saúde Animal para o Brasil e Cone-Sul. “Isto vai totalmente ao encontro das nossas metas globais que envolvem contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar de 3 bilhões de animais de produção em todo o mundo”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp