19/04/2023 às 20h18min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h09min

MAURÍCIO MAYORGA ZAMORA E SUA ILHA DE PLÁSTICO NO RIO MAGDALENA

Estas obras e ações voltam a fazer parte das comemorações oficiais do Dia Mundial da Terra (Earth Day Network) neste 2023, uma celebração à qual se somarão intervenções nas Universidades Gran Colombia em Bogotá e novamente nas Universidades Magdalena em Santa Marta.

SALA DA NOTÍCIA Imprensa



Percorrendo a costa caribenha colombiana, de Cartagena a Riohacha, Maicao e ao longo das margens do majestoso rio Magdalena em Guamal, Mompox, Peñoncito e El Horno, criou coletivos de agricultores, artistas, historiadores e ativistas ambientais, buscando criar um grande ação que envolve todos os seus habitantes, convidando-os a avaliar a pegada ambiental e a reciclar, sendo a arte e o lúdico as suas armas. Carlos Hernández Yépez, John Pedrozo Pupo, Juan Herrera Cantillo e Raúl Tadeo Brugués Fuentes nessas regiões seus mentores.

As instituições educativas, seu principal cúmplice, convocam-nos a recolher tampas de plástico para construir a instalação ILHA DE PLÁSTICO EM EL MAGDALENA, criar arte com plástico reciclado e desenvolver ideias para transformá-los em produtos úteis para gerar microempresas para si ou buscando fundações, incubadoras , investidores ou empresários. Murais podem ser feitos com parte das capas (está em estudo um método para torná-las permanentes) e o restante será enviado ao Museu Naval do Caribe em Cartagena.

Estas obras e ações voltam a fazer parte das comemorações oficiais do Dia Mundial da Terra (Earth Day Network) neste 2023, uma celebração à qual se somarão intervenções nas Universidades Gran Colombia em Bogotá e novamente nas Universidades Magdalena em Santa Marta.

Com seus projetos Basura Limpia e Contato Nuevo Planeta como resultado de sua aliança no México com o projeto La LOCURA DEL PLÁSTICO e CENTRO CULTURAL BAUPRÉS e outros atores, eles exibirão uma exposição internacional de obras feitas com plástico no Museu Naval do Caribe em Cartagena , onde com as tampas recebidas, será criada a ILHA DE PLÁSTICO NO CARIBE, como faz o rio Magdalena quando corre para abraçar este imenso mar.

Alianças permanentes com outros projetos do Arte sem Fronteiras pela Paz, o Prêmio Nevado Solidário de Ouro e outros alimentam seu motor.

Além de induzir massivamente o observador a avaliar sua pegada ambiental e se motivar a se comprometer com a reciclagem para a vida, faça com que as Nações Unidas conduzam a apresentação a todos os embaixadores permanentes em Nova York de sua proposta:
SE A EDUCAÇÃO EM RECICLAGEM (E
ÊNFASE NAS CASAS) É EXTRAÍDA DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CADA PAÍS E É DITADA A TODAS AS CRIANÇAS DO PLANETA DESDE O PRIMEIRO ANO DE INGRESSO NA ESCOLA, A PRINCIPAL CAUSA DO CRESCIMENTO EXCESSIVO DO LIXO É ATACADA NA RAIZ E A DE AS ILHAS DE PLÁSTICO TÓXICO.

Proposta em 2011 apresentada em congresso mundial nas Nações Unidas em NYC, considerada viável, teve o "endosso" da Comissão Colombiana do Oceano, Centro de Informação das Nações Unidas Bogotá CINU, UNESCO, Museu de Arte Contemporânea de Bogotá, Organização Mundial de artistas OMAI, Rotary Club entre outros.

Ele já participou de cerca de 250 atividades vistas por cerca de 300.000 pessoas, várias delas oficialmente também incluídas nas comemorações mundiais do Dia dos Oceanos, Dia da Água, Dia da Reciclagem, Dia do Meio Ambiente. Destacam-se os reconhecimentos em Dubai, Grécia, Portugal, Argentina, Brasil e Venezuela.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp