19/04/2023 às 10h04min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h00min

Conheça criadores de conteúdos que descortinam a cultura indígena

No Kwai, os creators Jūgoa, Ysani e Noah produzem conteúdos que vão de culinária tradicional a curiosidades sobre a vida dos povos originários

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo

Comemorado desde 1943 no Brasil, o Dia dos Povos Indígenas — anteriormente conhecido como Dia do Índio — celebra anualmente a diversidade cultural dos quase 900 mil indígenas no país, segundo censo do IBGE, além de combater preconceitos contra os povos originários e assegurar que seus direitos sejam respeitados e integralmente garantidos.

A fim de comemorar a data e também levar conhecimento sobre a cultura e o modo de vida dos povos indígenas, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, separou alguns perfis de criadores de conteúdos que destrincham a vida nas aldeias, compartilham curiosidades sobre suas etnias e, acima de tudo, contam suas próprias histórias e lutam para desmistificar preconceitos. Confira:

Cunha Poranga Oficial – A criadora de conteúdo Jūgoa, indígena da etnia Tatuyo, já reúne mais de 11,8 milhões de curtidas e 1 milhão de seguidores em seu perfil na plataforma. A creator costuma responder dúvidas e curiosidades sobre costumes e culinária, como mostrar uma aliança indígena, também conhecida como “pega-moça”; ensinar receitas típicas, tal qual o mingau, que é feito com goma de mandioca e polpa de açaí; e apresentar os instrumentos mais utilizadas para caça, como o arco e flecha e a zarabatana.

Noah Álef – O jovem, de apenas 23 anos, leva muita dancinha e diversão para seus seguidores no Kwai. Além de ser modelo, o criador, que possui mais de 401 mil seguidores e 3,6 milhões de curtidas no aplicativo, declama seu orgulho por suas raízes indígenas e também celebra sua caminhada até as passarelas.

Ysani – A ativista, líder indígena e influenciadora digital, Ysani, leva informações sobre a cultura Alto Xinguana, de maneira nua e crua e sem romantização, às pessoas. Por meio da #YsaniResponde, a criadora costuma responder seus seguidores e sanar dúvidas, como sobre o “Grande Espírito”, a culinária tradicional dos indígenas do Alto Xingu, entre outros temas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp