19/04/2023 às 13h38min - Atualizada em 19/04/2023 às 20h10min

Método do Instituto Superação auxilia aluno de escola pública a conquistar vaga na UNICAMP

Competências socioemocionais desenvolvidas nos treinos esportivos do Instituto Superação: Formação pelo Esporte, auxiliaram o estudante Rogério Tadeu, a obter vaga no curso de Ciências do Esporte na renomada instituição acadêmica

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Poubel
https://institutosuperacao.org/
Instituto Superação
Competências socioemocionais desenvolvidas nos treinos esportivos do Instituto Superação: Formação pelo Esporte, auxiliaram o estudante Rogério Tadeu, a obter vaga no curso de Ciências do Esporte na renomada instituição acadêmica
 
O índice de jovens, entre 18 e 24 anos, que não estão matriculados em cursos de graduação em universidades e faculdades do país é alarmante. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, 81,9% de jovens nesta faixa etária não estão matriculados no ensino superior.
 
Por isso, ações e atividades que contribuam para o desenvolvimento de competências socioemocionais podem ajudar alunos a se destacarem durante o processo seletivo e a serem bem-sucedidos durante seus estudos. Nesse sentido o Instituto Superação tem contribuído para evolução de seus alunos-atletas.
 
O Instituto Superação, organização não governamental, tem como missão contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e o esporte.
 
O Método DNA Superação, criado pelo Instituto, atrela o desenvolvimento esportivo e socioemocional, por isso, durante os treinos esportivos os alunos e alunas-atletas da organização aprendem a ganhar, a perder e a dar sempre o seu melhor. Isso tem contribuído inclusive na evolução acadêmica dos alunos.
 
Em relatório divulgado pela organização em abril desse ano, em 2022 os alunos do Instituto, estudantes das escolas públicas parceiras de São Paulo, mostraram uma evolução de 25% nas notas de língua portuguesa e 16% nas notas de matemática.
 
Um exemplo de como o Instituto Superação contribui para vida acadêmica dos alunos é o estudante Rogério Tadeu de Souza Jr, 19 anos, que acaba de conquistar vaga na universidade pública, Unicamp.
 
O novo calouro do curso em Ciências do Esporte, escolheu este caminho e é grato por tudo que aprendeu no tempo que esteve no Instituto Superação: “Os valores que aprendi no Superação são de extrema importância na minha vida, eles me ajudaram muito enquanto estava jogando, mas me ajudaram principalmente na escola e agora na faculdade. Fazer provas, participar de vestibulares, processos seletivos é uma situação que mexe muito com você e os valores, principalmente coragem, disciplina e superação, fizeram com que eu me empenhasse e conseguisse lidar com todas as barreiras para assim conseguir a aprovação."
 
Rogério tinha apenas 13 anos quando chegou no Instituto Superação, em 2017, onde treinava basquete na EE. Professor Ennio Voss. A paixão pelo esporte foi tanta que em 2018 ele passou a dar ainda mais foco para seu treinamento e conseguiu entrar no clube São Paulo onde treinou basquete por um ano, mesmo assim, Rogério continuou aluno do Superação e participando dos nossos treinos no contraturno escolar. Em 2019 ele entrou para o Pilar Competitivo e jogou no Sub15 e Sub16, participando do Campeonato Paulista de Basquete.
 
Após ser aprovado no vestibular, Rogério mandou uma mensagem para o Coordenador do Competitivo, que foi seu treinador, para agradecer ao Instituto Superação. “Receber a mensagem do Rogério só reforça que estamos no caminho certo. Foi emocionante ver ele reconhecendo o trabalho dos treinadores, e dando a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais e dos valores. Ele continua sempre dando o seu melhor, por isso ele chegou até aqui e continuará chegando cada vez mais longe.”, comemora Joana Miraglia, diretora do Instituto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp