19/04/2023 às 10h24min - Atualizada em 19/04/2023 às 20h07min

Empréstimo consignado pode te ajudar a sair da inadimplência? Especialista diz que é preciso ter cautela

Especialista orienta alguns cuidados para tornar esse recurso uma solução de problemas, em vez de representar mais endividamento e prejuízos

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Pixabay

O número de brasileiros em situação de inadimplência vem crescendo no Brasil desde o último ano, de acordo com o recente levantamento do Serasa. Os dados mostram que em fevereiro de 2023, o aumento foi de 430 mil pessoas, colocando em inadimplência 70,53 milhões de brasileiros que agora estão com o nome restrito. O levantamento ainda mostra o perfil dessas pessoas, brasileiros de 26 a 40 anos, que representam 35,2% do total. 

Nesse cenário, o empréstimo pessoal ganha força, já que se tornou mais acessível nos últimos anos, podendo ser solicitado em poucos minutos, de forma totalmente online. Contudo, recorrer ao crédito exige planejamento. 

“Muitas vezes, as pessoas acabam contraindo um empréstimo sem traçar com antecedência qual será o destino desse dinheiro. É importante ser consciente, não pedir crédito por impulso e planejar como ele será aplicado, antes de fazer a solicitação. Assim, o empréstimo se torna solução e não mais um problema”, comenta Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech sergipana que facilita o empréstimo pessoal e consignado.

O especialista orienta que, seja qual for a necessidade do dinheiro (pagar uma reforma, despesas de educação, viagens ou urgências inesperadas), antes de solicitar o empréstimo, é preciso ter certeza de que, em longo prazo, será possível pagar as parcelas e ainda guardar uma reserva para imprevistos.

"Primeiramente, a pessoa deve avaliar se tem como pagar as parcelas e os juros. E em segundo lugar, é importante não comprometer toda a renda disponível nesse parcelamento, garantindo que sobre algo como reserva de segurança. Por isso, é fundamental conhecer as próprias contas e seguir um planejamento, para não aumentar o endividamento, em vez de saná-lo", orienta Matos.

Outra dica do executivo é manter uma lista de prioridades de contas a serem quitadas e de novos planos, para se ter uma visão do todo e facilitar uma aplicação inteligente do dinheiro. "É necessário estabelecer prioridades. Pagar o carro ou a reforma da casa? Quitar contas antigas ou fazer novos investimentos? É provável que existam diversas vontades, mas é fundamental analisar o que é mais urgente e importante para a família, levando em conta, principalmente, a saúde financeira", explica o sócio-fundador da iCred. 

Outro cuidado apontado pelo especialista é escolher instituições de confiança para solicitar o empréstimo e que ofereçam condições de negócio alinhadas com os objetivos pessoais. “Muitas instituições podem agir de má fé e enganar o cliente, iludindo-o acerca das condições de contratação e da liberação do dinheiro. É preciso estar atento e fazer escolhas prudentes, sobre quando e onde solicitar o crédito. Esse recurso deve ser o fim de problemas e não um risco de mais endividamento desnecessário”, finaliza Matos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp