São Paulo, abril de 2023 – No dia 27 de abril é celebrado o Dia Mundial Contra o Desperdício e a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) reuniu as principais indústrias do setor em volta de uma campanha para fomentar a importância da data. A campanha repercute conteúdos que reforçam o papel da indústria no combate à fome, dão dicas de boas práticas de consumo, além de falar sobre a importância do aproveitamento completo dos alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. O Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.
O caminho do desperdício no país se inicia na indústria com a colheita. Depois, grande parte acontece no manuseio e transporte dos alimentos, seguido das centrais de abastecimento. Ao final deste ciclo, ainda temos os supermercados e consumidores nesta cadeia. E é por isso que a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) cada vez mais fomenta a participação de seus associados em campanhas, ações de conscientização e boas práticas.
Para enfrentar esse problema, medidas como a implementação de políticas públicas, a promoção de boas práticas na produção e distribuição de alimentos e a conscientização da sociedade sobre o problema do desperdício de alimentos são fundamentais. Quando a indústria se une em prol de uma causa tão nobre e importante para todo o país, é possível alcançarmos resultados extremamente valiosos para a população e para saúde financeira do país”, explica Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.
Como os associados ABIMAPI contribuem com o ecossistema
O Grupo Selmi, por exemplo, busca ativamente soluções multidisciplinares, a partir do uso da tecnologia, para reduzir a taxa de desperdício nas linhas fabris. Com as ações desenvolvidas pela companhia, já reduziram em mais de 66% a geração de varredura entre os anos de 2015 e 2021. “A Selmi tem uma série de ações contra o desperdício como a gestão de resíduos, investimentos em novas tecnologias para garantir uma menor perda, além de investimentos em treinamentos para a operação para garantir eficiência tecnológica e operacional, entre outras ações”, Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi.
Dentro dessas organizações, vemos o quanto as doações de alimentos são importantes e contribuem para um ecossistema mais robusto em todas as cadeias. O programa de doações da empresa já tem mais de 25 anos e possui mais de 250 instituições cadastradas no projeto de doação de retalhos que, juntas, recebem cerca de 114 mil toneladas de macarrão por ano.
Já a Barilla tem uma parceria com a ONG Pé de Feijão, que tem como premissa transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas. A ONG é parceira no projeto de compostagem da companhia, que também conta com a participação da Ellece (centro logístico da Barilla em Guarulhos). Essa iniciativa visa atuar de forma integrada e impactando diretamente em duas grandes problemáticas: a má gestão de resíduos sólidos urbanos e a má alimentação da população brasileira. Nos 5 anos do projeto, de 2018 a 2022, foram compostados mais de 80 toneladas de resíduos orgânicos e a iniciativa, considerando todos os pontos da cadeia, resultou num saldo positivo de captura e não emissão de 79,5 toneladas de CO²eq, o equivalente ao carbono armazenado pelo plantio de 569 árvores.
“Recentemente, a Barilla implementou a campanha de Mês da Massa, em que explorou o Second Life Pasta. Como parte do seu compromisso com a culinária sustentável, a campanha ensinou como a massa pode contribuir para evitar o desperdício de alimentos. A ideia era dar uma segunda vida ao que você tem na geladeira, seja uma outra refeição ou mesmo uma massa”, afirma Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla.
A Wickbold também tem um programa totalmente concretizado de doação de alimentos. Nesse sentido, a empresa tem uma recorrente parceria com o Banco de Alimentos e faz inúmeras doações pontuais ao longo do mês para outras instituições, além de ações sociais. “Essa parceria com a organização já dura cerca de 20 anos. A cada mês, é doada por volta de uma tonelada de alimentos. No total das doações anuais, são mais de 15 toneladas por ano”, pondera Juliana Santana – Gerente de DHO, Cultura e Engajamento; Head de Sustentabilidade.
Para acompanhar todas as iniciativas da ABIMAPI e dos associados em prol do da data, acesse o site e as redes sociais da ABIMAPI. Lá, você irá encontrar, entre outros conteúdos, receitas saudáveis e sustentáveis preparadas pela consultora em nutrição e influenciadora digital Bianca Naves. Para repercutir a data e a ação, compartilhe conteúdos utilizando as hashtags #
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do Brasil, a ABIMAPI possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, massas, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Há mais de 20 anos, a ABIMAPI é responsável pelo programa ABIMAPI International em parceria com a ApexBrasil, para promover os produtos do setor no mercado externo. Conheça o canal para as conexões do setor com o mercado externo: Link.
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