19/04/2023 às 13h53min - Atualizada em 19/04/2023 às 20h07min

ABIMAPI reúne principais indústrias do setor em Campanha Mundial Contra o Desperdício de alimentos

Cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no Brasil; Selmi, Barilla e Wickbold destacam principais ações em prol da causa

SALA DA NOTÍCIA Eduarda Silva

São Paulo, abril de 2023 – No dia 27 de abril é celebrado o Dia Mundial Contra o Desperdício e a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) reuniu as principais indústrias do setor em volta de uma campanha para fomentar a importância da data. A campanha repercute conteúdos que reforçam o papel da indústria no combate à fome, dão dicas de boas práticas de consumo, além de falar sobre a importância do aproveitamento completo dos alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. O Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.

O caminho do desperdício no país se inicia na indústria com a colheita. Depois, grande parte acontece no manuseio e transporte dos alimentos, seguido das centrais de abastecimento. Ao final deste ciclo, ainda temos os supermercados e consumidores nesta cadeia. E é por isso que a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) cada vez mais fomenta a participação de seus associados em campanhas, ações de conscientização e boas práticas. 

Para enfrentar esse problema, medidas como a implementação de políticas públicas, a promoção de boas práticas na produção e distribuição de alimentos e a conscientização da sociedade sobre o problema do desperdício de alimentos são fundamentais. Quando a indústria se une em prol de uma causa tão nobre e importante para todo o país, é possível alcançarmos resultados extremamente valiosos para a população e para saúde financeira do país”, explica Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

Como os associados ABIMAPI contribuem com o ecossistema

Grupo Selmi, por exemplo, busca ativamente soluções multidisciplinares, a partir do uso da tecnologia, para reduzir a taxa de desperdício nas linhas fabris. Com as ações desenvolvidas pela companhia, já reduziram em mais de 66% a geração de varredura entre os anos de 2015 e 2021. “A Selmi tem uma série de ações contra o desperdício como a gestão de resíduos, investimentos em novas tecnologias para garantir uma menor perda, além de investimentos em treinamentos para a operação para garantir eficiência tecnológica e operacional, entre outras ações”, Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi.

Dentro dessas organizações, vemos o quanto as doações de alimentos são importantes e contribuem para um ecossistema mais robusto em todas as cadeias. O programa de doações da empresa já tem mais de 25 anos e possui mais de 250 instituições cadastradas no projeto de doação de retalhos que, juntas, recebem cerca de 114 mil toneladas de macarrão por ano. 

Já a Barilla tem uma parceria com a ONG Pé de Feijão, que tem como premissa transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas. A ONG é parceira no projeto de compostagem da companhia, que também conta com a participação da Ellece (centro logístico da Barilla em Guarulhos). Essa iniciativa visa atuar de forma integrada e impactando diretamente em duas grandes problemáticas: a má gestão de resíduos sólidos urbanos e a má alimentação da população brasileira. Nos 5 anos do projeto, de 2018 a 2022, foram compostados mais de 80 toneladas de resíduos orgânicos e a iniciativa, considerando todos os pontos da cadeia, resultou num saldo positivo de captura e não emissão de 79,5 toneladas de CO²eq, o equivalente ao carbono armazenado pelo plantio de 569 árvores.

“Recentemente, a Barilla implementou a campanha de Mês da Massa, em que explorou o Second Life Pasta. Como parte do seu compromisso com a culinária sustentável, a campanha ensinou como a massa pode contribuir para evitar o desperdício de alimentos. A ideia era dar uma segunda vida ao que você tem na geladeira, seja uma outra refeição ou mesmo uma massa”, afirma Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla. 

Wickbold também tem um programa totalmente concretizado de doação de alimentos. Nesse sentido, a empresa tem uma recorrente parceria com o Banco de Alimentos e faz inúmeras doações pontuais ao longo do mês para outras instituições, além de ações sociais. “Essa parceria com a organização já dura cerca de 20 anos. A cada mês, é doada por volta de uma tonelada de alimentos. No total das doações anuais, são mais de 15 toneladas por ano”, pondera Juliana Santana – Gerente de DHO, Cultura e Engajamento; Head de Sustentabilidade. 

Para acompanhar todas as iniciativas da ABIMAPI e dos associados em prol do da data, acesse o site e as redes sociais da ABIMAPI. Lá, você irá encontrar, entre outros conteúdos, receitas saudáveis e sustentáveis preparadas pela consultora em nutrição e influenciadora digital Bianca Naves. Para repercutir a data e a ação, compartilhe conteúdos utilizando as hashtags #DiaMundialContraoDesperdício23 #ContraoDesperdíciodeAlimentos #desperdiciodealimentos #juntoscontraodesperdicio entre 3 e 27 de abril.

 

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do Brasil, a ABIMAPI possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, massas, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Há mais de 20 anos, a ABIMAPI é responsável pelo programa ABIMAPI International em parceria com a ApexBrasil, para promover os produtos do setor no mercado externo. Conheça o canal para as conexões do setor com o mercado externo: Link

 

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli
[email protected]

ABIMAPI 
Mariana Ortiz
[email protected]  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp