08/12/2015 às 12h44min - Atualizada em 08/12/2015 às 12h44min

SIL orienta

Decoração de Natal: evite riscos, use DR - Dispositivo Diferencial Residual

Carmen Rosa

Dezembro chega e com ele o brilho, as cores e as luzes de Natal e, juntamente com todo esse aparato decorativo tão celebrado pelos brasileiros em shoppings, praças, fachadas, árvores e residências, também os riscos de acidentes. O mais comum: choque elétrico e incêndio causados por curto-circuito, especialmente nas decorações que enfeitam áreas externas. Poucos sabem, mas infelizmente as estatísticas de ocorrências deste gênero sempre aumentam nesta época do ano. Para não ter nenhuma surpresa desagradável neste momento de comemorações, a SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, orienta sobre um cuidado essencial, mas quase nunca comentado, a importância do uso de um equipamento chamado DR – Dispositivo Diferencial Residual.

 

Sempre presente na instalação elétrica, os disjuntores têm a função de protegê-la contra sobrecargas e curtos-circuitos. Entretanto, de acordo com a norma NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, além do disjuntor, é obrigatório o uso do DR. Tão pomposo quanto o nome, é sua função, importantíssima, de salvar vidas, principalmente em instalações elétricas em ambientes que possuam água, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e lavanderias e espaços externos.

 

Portanto, ao fazer uma instalação de Natal ao ar livre que utilize energia elétrica deve haver a preocupação com os riscos que pode causar. Diante de uma possível fuga de corrente elétrica, quando esta atingir 30mA, o dispositivo diferencial residual entra em ação, desligando-a. Outros motivos de fuga de corrente, como falha de isolamento devido a emendas mal feitas, conexões expostas, condutores elétricos danificados e de baixa qualidade, também são detectados pelo DR, que desarma o circuito. Nesse caso, será necessário chamar um profissional para analisar a causa da atuação do dispositivo. “No acidente com o menino de 3 anos, na cidade de Tupandi (RS), no início de dezembro, se houvesse uma instalação elétrica protegida por disjuntor e por DR, provavelmente não teria sido fatal”, alerta Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL.

 

O DR – Dispositivo Diferencial Residual atua quando a fuga de corrente atinge 30mA, valor considerado seguro para o ser humano, pois nesse patamar não haverá risco de parada respiratória nem de fibrilação cardíaca, também conhecida como parada cardíaca. Assim, em caso de decorações mais elaboradas, especialmente aquelas instaladas em áreas externas, o mais indicado é que seja feita por profissional qualificado, com o circuito desenergizado, seguindo as mesmas normas e regras para manutenção de instalações elétricas prediais.

 

 

 

Perfil SIL

Somando 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo.

Ao longo dessas quatro décadas tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As premiações recebidas nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos.

Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m² localizado em Guarulhos (SP) e possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. A SIL conta hoje com 380 funcionários e 80 representantes em todo o País. A expectativa para 2015 é de registrar um crescimento de faturamento 5 a 10% superior ao atingido em 2014.

 

 

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

www.facebook.com/silfiosecabos

www.youtube.com/user/silfiosecabos

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Erica Munhoz: (11) 99994.1895 erica@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »