18/04/2023 às 13h56min - Atualizada em 19/04/2023 às 20h03min

Prefeitura de Sorocaba e Lord aderem ao Movimento Escolas Pelo Clima e lançam projeto de educação climática para escolas da rede pública

Primeira fase de parceria público-privada inédita já capacitou 60 educadores

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Divulgação

Para atuar na busca de soluções para o enfrentamento da emergência climática , a Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba e a Lord passam a integrar o Movimento Escolas Pelo Clima (EpC), numa parceria inédita e lançam o projeto ‘Educação Climática nas Escolas’ voltado para educadoras(es) e estudantes da rede pública do município. 

A iniciativa é piloto e envolve três escolas municipais: Prof. Amin Cassar; Walter Carretero; e Jaci Dourado Matielli. Na primeira fase do projeto, o foco é na formação de cerca de 60 educadoras(es). As(os) profissionais passaram por atividades formativas conduzidas pelo EpC, como aulas e palestras, sobre a emergência climática , além de dinâmicas de elaboração de projetos de ação climáticas que estejam conectadas com a realidade da escola e o perfil das (os) estudantes. 

Outras atividades formativas, produção de e-books e desafios estão previstos até agosto deste ano, envolvendo educadoras(es), estudantes e voluntários(as) da Lord, no primeiro ano do projeto. 

“A criação de ações, propostas e projetos aproxima a emergência climática da escola, do currículo e de sua comunidade, estabelecendo uma conexão importante entre as ações humanas e a mudança climática, que afeta o planeta em diferentes escalas e intensidades” , explica sobre a importância do projeto Edson Grandisoli, diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima.

Parceria público-privada a favor do clima 

A parceria público-privada entre a Secretaria de Educação, o EpC e a Lord é inédita. Com uma das unidades sediadas em Sorocaba, a companhia atua no segmento de plásticos e tem forte compromisso com a sustentabilidade desde que foi fundada há 50 anos e adota práticas de economia circular e reciclagem em suas operações.

Durante a realização do ‘Educação Climática nas Escolas’, funcionários voluntários do projeto Eco, desenvolvido pela Lord, estarão bem próximos às escolas e receberão formações exclusivas do EpC. 

A proposta é que os voluntários tenham contato com possibilidades de projetos reais que podem ser implantados na escola e que eles possam colaborar diretamente com a criação em parceria com educadores e estudantes. 

“Apoiar esse projeto inédito, para a formação de jovens a respeito de temas, como sustentabilidade, economia circular, gestão de resíduos e proteção do clima, é de fundamental importância para nós, pois nosso objetivo é contribuirmos continuamente para gerar um impacto positivo na sociedade”, destaca Herman Moura, presidente da Lord.

A Secretaria de Educação acredita na parceria para qualificação e atualização do seu corpo docente em educação climática. O órgão acredita que formações como estas são fundamentais na formação de cidadãos informados, conscientes da sua realidade e protagonistas de ações em suas comunidades. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp