18/04/2023 às 16h01min - Atualizada em 19/04/2023 às 20h02min

Após aumento na fila do INSS, advogado dá dicas de como agilizar processo de benefícios

Dr. Márcio Coelho alerta que nada é melhor do que ter as informações certas

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
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O ano de 2023 acaba de concluir o primeiro trimestre, mas a fila de espera para recebimento de benefícios do INSS é antiga e aumentou nos primeiros meses do ano. Dados divulgados pelo Boletim Estatístico da Previdência Social mostram que houve aumento de 28% em relação a dezembro de 2022, e chegou a 1,28 milhão de benefícios à espera.

 

As recentes mudanças nas regras da aposentadoria, que passaram a valer em 2023, geram ainda mais dúvidas e atrasos na já difícil rotina de servidores e beneficiários, que podem perder a viagem se não estiverem com as informações e documentações certas. Para isso, o Dr. Marcio Coelho, advogado trabalhista e previdenciário, alerta: “Ter a informação correta é a melhor garantia de um processo fluido".

 

Vários motivos levam ao indeferimento de um benefício. Um dos principais é a apresentação incompleta dos documentos exigidos e ausência de contribuições atuais para o INSS. Também vemos laudo médico incompleto ou mesmo a não comprovação da qualidade de dependente nos casos de pedido de pensão. Nos pedidos de auxílio-doença, uma das principais causas é a conclusão negativa da perícia por parte do INSS.”, explica Dr. Márcio.

 

O atraso na avaliação de pedidos sempre ocorreu, porém a pandemia agravou ainda mais a situação, devido ao aumento expressivo de pedidos de benefícios por incapacidade e pensões. Também existe a carência de funcionários no INSS para fazer frente a tal demanda. Por consequência, houve uma deterioração na estrutura de atendimento do INSS e que se reflete na recusa pura e simples de pedidos absolutamente legítimos e pertinentes. Por isso é importante acompanhar o pedido através do site “Meu INSS” e atender prontamente as exigências”, orienta o advogado.

 

Em casos de dúvidas, a recomendação é seguir as orientações da própria instituição ou de profissionais habilitados para assegurar o melhor andamento do pedido. 


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