18/04/2023 às 10h10min - Atualizada em 18/04/2023 às 12h00min

Como criar uma política de senha forte para o seu negócio

Usar a data de aniversário, a cidade onde nasceu, o nome do cachorro e coisas do tipo é um erro enorme. A primeira coisa que os hackers tentam ao invadir um sistema é procurar senhas fracas e que são facilmente descobertas.

SALA DA NOTÍCIA Alvaro Vinicius Ferreira Lordelo
Pexels.com
Ter senhas fortes ajudam uma empresa de várias formas, mas em resumo, você vai evitar problemas. Quebra de segurança pode resultar em um verdadeiro desastre. É importante manter em domínio privado tudo o que é particular da empresa.

Hackers adoram explorar a falha humana e criar uma senha fraca é um erro que muitas pessoas cometem. Pensando nisso, temos aqui algumas dicas para você construir uma política de senhas fortes dentro do seu negócio.

Use um bom VPN

Um programa de rede privada virtual (VPN) é capaz de estabelecer uma conexão segura dentro de uma rede pública, como a internet. Isso significa que uma rede privada pode ser criada dentro de uma rede pública, proporcionando maior segurança para a transmissão de dados. Os VPNs gratuitos também podem ser usados para acessar outras redes com mais segurança e privacidade. E privacidade é a palavra-chave aqui.

Redes de computadores como a internet não são lá muito seguras. As informações são transportadas em forma de pacotes. Esses pacotes podem ser interceptados e vistos por pessoas sem autorização.

Com um bom VPN, você reduz as chances de isso acontecer. Um software VPN é como um software antivírus, há versões pagas e gratuitas. Geralmente, as versões pagas são mais sofisticadas, mas as gratuitas também são úteis.

Criando regras para todos


Uma política forte de regras para senhas deve ser aplicada para todos. Uma corrente só é tão forte quanto o seu ponto mais fraco. Isso se aplica a uma empresa. Não adianta fazer todos os funcionários usarem senhas fortes se há exceções.


Por exemplo, em alguns casos, as secretárias de empresas não são treinadas em segurança da informação. Elas não sabem a importância de senhas fortes e são alvos preferidos dos criminosos virtuais.

Há também os casos em que as pessoas do mais alto escalão da empresa acreditam que não precisam seguir as regras. Geralmente o dono acha que pode fazer o que quiser pois o profissional de informática não vai querer chamar a atenção dele. 

Isso é um erro. Uma política de senhas fortes deve ser aplicada para todos.

Todo mundo precisa de senhas aleatórias

Usar a data de aniversário, a cidade onde nasceu, o nome do cachorro e coisas do tipo é um erro enorme. A primeira coisa que os hackers tentam ao invadir um sistema é procurar senhas fracas e que são facilmente descobertas.

Um hacker habilidoso vai colher informações das pessoas a fim de tentar descobrir senhas e etc. A melhor forma de se defender disso é criando uma regra de senhas aleatórias. Todas as senhas dos dispositivos e softwares da empresa devem ser aleatórias.

Utilize um gerenciador de senhas em caso de muitas contas

Sim, senhas aleatórias são importantes, mas também são difíceis de serem lembradas. O principal motivo para as pessoas usarem datas de nascimentos e informações pessoais como senhas, é que são fáceis de lembrar.

Se uma empresa obriga que os funcionários usem muitas senhas aleatórias, pode acabar se tornando inviável para todos. Eles até podem lidar com isso anotando as senhas em lugares de fácil acesso, o que é um erro enorme. 

Um gerenciador de senha elimina esse problema. Um gerenciador de senha é um software que armazena várias senhas de forma segura. Dessa forma, só é necessário lembrar da senha do próprio gerenciador.

Cada funcionário deve ser responsável pela própria senha

Fazer com que os funcionários usem senhas aleatórias é uma boa maneira de verificar o nível de comprometimento que eles têm com a empresa. Um funcionário que esquece da própria senha manda um sinal claro de irresponsabilidade.

Nada de deixar o profissional do setor de informática com todas as senhas armazenadas. Isso é um perigo para a segurança e também pode deixar os funcionários complacentes. 

Mantenha a senha da rede wifi dentro da empresa

É comum entregar a senha do wifi para os funcionários, estes por sua vez podem não ver problema em compartilhar a senha com colegas do prédio e etc. Isso pode causar um problema de segurança, portanto, monitore o roteador e veja quem está usando a rede.

Considerações finais

Bom, esse foi o nosso artigo sobre uma política de senhas fortes para sua empresa. A princípio, essas medidas podem parecer duras e trabalhosas, mas é compensador quando comparado com os problemas que senhas fracas podem causar para o seu negócio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp