17/04/2023 às 11h45min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h04min

Quais os motivos mais comuns que causam os inchaços?

. Dra Rita Novais é Nutricionista e fala mais sobre o assunto:

SALA DA NOTÍCIA Samantha di Khali Comunica
Divulgação
Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo, podendo ocorrer tanto em homens como mulheres. Dra Rita Novais é Nutricionista e fala mais sobre o assunto:
O edema é o resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele.
Alguns fatores podem favorecer a retenção hídrica como variações de pressão sanguínea, quantidade de sais disponíveis no corpo, sedentarismo, problemas renais, tireóide, medicação, reações alérgicas etc.
Mas o que podemos fazer para reduzir a retenção de líquidos?
 
-Praticar atividade física frequente

-Não usar os saltos muito altos ou rasteirinhas, que causam inchaços nos pés, tornozelos e pernas (também não fique muito tempo de pé ou muito tempo sentado)
 
-Realizar a drenagem linfática ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo.

 
Evitar lugares quentes ou excesso de calor, fazem com que as veias do corpo se dilatem, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés.
 
 -Evitar alimentos ultraprocessados e ricos em sódio (salgadinho, salame, linguiça, embutidos em geral , enlatados e alimentos ricos em sódio).
Se você sofre com a retenção de líquidos, o primeiro passo é evitar o consumo excessivo dos alimentos que a provocam, principalmente os ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods.
Beba muita água, é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.
 
Consuma alimentos naturais
Segundo o Ministério da Saúde, o consumo de frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas (vegetais como soja, castanhas, pistache e gergelim) contribui para combater a retenção de líquidos, pois esses alimentos possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes.
Melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos. Já a cenoura ajuda na eliminação de resíduos.
As fibras colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para evitar a prevenir o inchaço indesejado.
O consumo de chá de boldo, chá de hibisco, cavalinha e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.
Acompanhe a Dra pelo Instagram @nutricionista_ritanovais

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp