17/04/2023 às 12h22min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h04min

Hospital Santa Catarina - Paulista recebe selo Top Performer e comemora 760 dias sem paradas cardiorrespiratórias evitáveis e 224 dias sem intubações

Pelo segundo ano consecutivo, UTIs do Santa Catarina obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados

SALA DA NOTÍCIA Nicola Moreira Ferreira
Divulgação/Hospital Santa Catarina
Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Santa Catarina - Paulista recebeu o selo Top Performer. Emitido pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e pela Epimed Solutions, o certificado é concedido às UTIs que contribuem para garantir a sustentabilidade e qualidade do cuidado dos pacientes de alta complexidade e gravidade. São levados em consideração o melhor desempenho em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

Neste ano, participaram da avaliação cerca de 707 hospitais brasileiros, mas apenas 135 receberam o selo. No Hospital Santa Catarina – Paulista, as UTIs Geral, Neurológica e Multiprofissional conquistaram a certificação “Top Performer” e a UTI Cardiológica o selo “Eficiente”.

Além disso, as Unidades de Internação Adulto comemoram 760 dias sem PCRs (paradas cardiorrespiratórias) evitáveis e 224 dias sem intubação. Esses resultados são reflexo do compromisso do Hospital Santa Catarina - Paulista com a segurança dos pacientes, assim como resultado do treinamento e capacitação das equipes para o rápido diagnóstico e atendimento de pacientes com alteração nos sinais vitais.

Algumas iniciativas adotadas para alcançar essas metas foram: sensibilização e capacitação da equipe de enfermagem sobre critérios de acionamento do Time de Resposta Rápida (TRR), utilização do protocolo NEWS (sistema de alerta precoce), monitoramento em tempo real pela equipe assistencial por meio do painel de risco e rondas preventivas do TRR. Os frutos dessas medidas são claros: mais de 2 anos sem paradas cardiorrespiratórias evitáveis registradas no hospital e mais de 7 meses sem intubações.

“Temos no Hospital uma equipe muito engajada e comprometida com o acolhimento e o cuidado seguro dos nossos pacientes. O cuidado adequado do paciente crítico demanda estrutura completa, com instalações e equipamentos de ponta, mas, acima de tudo, profissionalismo e equipe especializada, treinada para diagnosticar e tomar a melhor ação com agilidade, pensando sempre no melhor desfecho clínico para o paciente”, afirma Rogério Quintella Pirotto, diretor executivo do Hospital Santa Catarina - Paulista.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp