14/04/2023 às 09h51min - Atualizada em 15/04/2023 às 00h04min

Projeto social oferece atividades esportivo-pedagógicas e orientação nutricional e psicológicos em Parauapebas

Brasil Diversidade II é voltado para crianças e jovens com deficiência em vulnerabilidade socioeconômica

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
Divulgação
Realizado pelo Instituto Incluir e sediado na APAE, o projeto Brasil Diversidade II vem mudando a vida de crianças e jovens com deficiência em Parauapebas, no Pará. A iniciativa oferece oficinas esportivo-pedagógicas de bocha paralímpica e vôlei sentado para as crianças e jovens, além de acompanhamento nutricional, psicológico, treinamento cognitivo e desenvolvimento biopsicossocial para eles e seus responsáveis.

Patrocinado pela Fundação Vale, Carrefour e Renner, o projeto tem como base a tríade Educação Física-Psicologia-Nutrição. As atividades acontecem sempre no contraturno escolar, das 13h às 17h, três vezes por semana.

Segundo o Diretor Executivo do Incluir, Patrick de Souza Gonçalves, além das pessoas com deficiência, foco prioritário do projeto, o instituto passou a praticar também a chamada “inclusão reversa”: “Pessoas sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social, também participam de programas específicos para as que têm deficiência”.

Implementado desde agosto de 2022, o Brasil Diversidade II, juntamente com outros projetos do instituto incluir, destina 10% das vagas a pessoas sem deficiência e em situação de vulnerabilidade.

O Brasil Diversidade II, assim como os demais projetos do Instituto Incluir, é inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.

Atuação país afora e premiação do governo federal

Além de Parauapebas, o projeto se desenvolve em dois outros polos: em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde foi celebrada uma parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Esportes e Turismo, que cedem área na Praça do Céu; e em Ipatinga, Minas Gerais, onde a parceria é com o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, órgão ligado ao governo do estado.

No fim de 2021, o Brasil Diversidade II ganhou o Prêmio de Acessibilidade, na categoria Esporte, promovido pelo Governo Federal.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp