12/04/2023 às 10h23min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h05min

Dia do Beijo: confira dicas para manter a saúde da região sempre em dia

Apesar de ser uma das maiores demonstrações de afeto, um único beijo pode transmitir mais de 250 mil bactérias

SALA DA NOTÍCIA Thaiane Muniz
Adobe Stock

Comemorado em 13 de abril, o Dia do Beijo foi criado para relembrar a importância de um dos gestos que mais demonstra afeto e aumenta a conexão entre pessoas. Mas, apesar de carinhoso, o ato está associado a um risco aumentado de transmissão de diversas doenças que vão muito além daquelas já conhecidas popularmente como “doença do beijo”.

Letícia Rigo, consultora da GUM®, marca especialista em produtos inovadores para cuidados bucais, explica que as principais doenças relacionadas ao beijo, transmitidas também pela saliva, são as infecciosas. Exemplos de doenças que podem ser transmitidas, são: herpes, gripes e resfriados, catapora, caxumba, mononucleose etc. “De acordo com o livro Dossiê do Beijo, escrito por Pedro Paulo Carneiro, um beijo pode transmitir mais de 250 mil bactérias. Por isso, é importante se atentar a essa forma de carinho, pois ela é uma porta de entrada e saída para doenças que afetam diversos sistemas do organismo”, afirma. 

Normalmente as doenças transmitidas pelo beijo têm curta duração e, às vezes, se curam sozinhas. “No entanto, há casos em que podem trazer complicações e infecções mais graves, com risco de atingir outras partes do corpo. Por isso, o contato seguro depende da saúde bucal, hábitos de higiene e prevenção”. 

A especialista explica que, “uma das maneiras de prevenir é realizar a higiene bucal de forma correta, com a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia, utilização do fio dental, troca da escova periodicamente e consultas regulares ao dentista. Além disso, a língua e a gengiva também precisam de cuidados especiais”, ressalta. 

Outro ponto de alerta são pequenas lesões ou alterações que surgem na região da boca. “É importante se atentar a sinais como bolhas, feridas, verrugas e pus na garganta. Se a pessoa tiver alguma doença respiratória, os sintomas são acompanhados de tosse, falta de ar e secreção e, em caso de mononucleose, ínguas no pescoço”, sinaliza. 

Letícia reitera que é importante buscar um profissional para diagnóstico e orientação correta. “Geralmente as pessoas procuram o especialista quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista antes para uma avaliação e profilaxia regular, evita o aparecimento de várias doenças, visto que a boca é a maior porta de entrada do corpo humano para diversas bactérias, vírus e até fungos”, finaliza. 

 

Sobre a GUM®

Lançada há mais de 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp