12/04/2023 às 15h39min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h05min

Acidentes e doenças ocupacionais crescem no Brasil e a gestão eficiente de SST precisa ser priorizada

Mais de 612 mil acidentes no trabalho foram notificados e 2.500 trabalhadores perderam a vida em 2022. Aumentou também as doenças ocupacionais, como os distúrbios mentais. O Movimento Abril Verde busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Dr. Ricardo Pacheco, médico, presidente da Oncare Saúde e da ABRESST
Acidentes e doenças ocupacionais crescem no Brasil e a gestão eficiente de SST precisa ser priorizada
Mais de 612 mil acidentes no trabalho foram notificados e 2.500 trabalhadores perderam a vida em 2022. Aumentou também as doenças ocupacionais, como os distúrbios mentais. O Movimento Abril Verde busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho
Em alusão ao Abril Verde - mês destacado para conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, constatamos que infelizmente, nessa seara, as notícias não são boas.
No ano passado 612.900 acidentes foram notificados, 2.500 trabalhadores morreram em decorrência desses acidentes, um aumento de 7% em relação a 2021. Foram 392 mil notificações, obrigatórias no atendimento do SUS a trabalhadores acidentados, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, e diversos órgãos do governo federal.
         Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde e presidente da Oncare Saúde e da ABRESST - Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho, alerta que esses dados refletem apenas os números do INSS. “São somente vinculados a empregados formais, que contribuem com a previdência social. Foram mais de 148 mil concessões de benefícios previdenciários para acidentados e 6.500 concessões de aposentadoria por invalidez”.
         Só a cidade de São Paulo registrou mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com mais de 18 mil e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.
O médio lembra que o adoecimento no trabalho também é preocupante. “O número de afastamentos causados por doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, inclusive LER-DORT (Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, respectivamente) aumentou em 192% (de 16.211 para 31.167 casos) em 2021, última aferição”.
O total de auxílios-doença concedidos no período por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais (acidentários e não-acidentários) se mantiveram em níveis elevados, na média de concessões dos últimos cinco anos anteriores à pandemia da covid-19, com cerca de 200 mil concessões.

A importância dos serviços de saúde e segurança no trabalho para os trabalhadores e para as empresas

Os serviços de saúde e segurança no trabalho são de extrema importância para as empresas, pois têm o objetivo de garantir a proteção e bem-estar dos colaboradores, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O presidente da Oncare Saúde ressalta que a saúde e segurança do trabalho são fundamentais para a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e para a promoção da saúde mental dos colaboradores. “Além disso, esses serviços contribuem para a redução do absenteísmo, presenteísmo e turnover, o que resulta em maior produtividade e rentabilidade para a empresa”, afirma o Dr. Ricardo Pacheco.
Ao investir em serviços de SST, as empresas demonstram que valorizam a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, o que pode aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários. “Esses serviços também ajudam a empresa a cumprir as leis e normas regulamentadoras relacionadas à saúde e segurança no trabalho”, completa o médico.
Portanto, os serviços de saúde e segurança no trabalho são essenciais para a gestão de riscos ocupacionais, melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, aumento da produtividade e rentabilidade, além de contribuir para a imagem positiva da empresa perante seus colaboradores e sociedade em geral.

Entre os serviços de saúde e segurança no trabalho, destacam-se:
 
  • Programas de prevenção: desenvolvimento de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, como a implementação de medidas de segurança, treinamentos e orientações;
  • Avaliação de riscos: identificação e avaliação dos riscos presentes nas atividades laborais, bem como a adoção de medidas para controlá-los;
  • Exames ocupacionais: realização de exames médicos e avaliações de saúde dos trabalhadores, com o objetivo de detectar possíveis doenças ocupacionais;
  • Investigação de acidentes: análise e investigação de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, com o objetivo de identificar as causas e adotar medidas para preveni-los;
  • Orientação e capacitação: treinamentos e orientações para os trabalhadores sobre medidas de segurança e saúde no trabalho, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Gestão de saúde ocupacional: gerenciamento dos aspectos relacionados à saúde ocupacional dos trabalhadores, como a elaboração de políticas e diretrizes para prevenção de doenças ocupacionais.

Todos esses serviços visam garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
A Oncare Saúde - empresa especializada em todos os serviços de segurança e saúde no trabalho e que cuida de mais de 50 mil vidas, destaca a importância da campanha Abril Verde, que concentra nesse mês uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes e doenças no ambiente laboral.

Sobre a Oncare Saúde
A Oncare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Inclui assistência médica, assistência integral social e assistência à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Dessa forma, contribui para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp