12/04/2023 às 15h40min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h05min

Número de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais aumentou no País e precisa servir de alerta para as empresas, governos e sociedade civil

Em alusão ao Movimento Abril Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, entidade reforça seu papel norteando o setor para garantir serviços de qualidade, com eficiência e comprometimento

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Dr. Ricardo Pacheco, médico, presidente da Oncare Saúde e da ABRESST
Número de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais aumentou no País e precisa servir de alerta para as empresas, governos e sociedade civil
Em alusão ao Movimento Abril Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, entidade reforça seu papel norteando o setor para garantir serviços de qualidade, com eficiência e comprometimento
         Investir em saúde e segurança no trabalho é urgente!
         Foram notificados 612.900 em 2022 no Brasil, e 2.500 trabalhadores foram a óbito em decorrência desses acidentes, um aumento de 7% em relação a 2021, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, e diversos órgãos do governo federal.
         Ainda de acordo com o Observatório, foram 392 mil notificações, obrigatórias no atendimento do SUS a trabalhadores acidentados.
         Os dados refletem apenas os números do INSS, vinculados a empregados formais, que contribuem com a previdência social. Foram mais de 148 mil concessões de benefícios previdenciários para acidentados e 6.500 concessões de aposentadoria por invalidez.
         Só a cidade de São Paulo registrou, em 2022, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio de Janeiro vem na sequência, com mais de 18 mil e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.
Quanto ao adoecimento no trabalho, o número de afastamentos causados por doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, inclusive LER-DORT (Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, respectivamente) sofreu um aumento de 192% (de 16.211 para 31.167 casos) em 2021, última aferição.
Já o total de auxílios-doença concedidos no período por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais (acidentários e não-acidentários) se mantiveram em níveis elevados, na média de concessões dos últimos cinco anos anteriores à pandemia da covid-19 (com cerca de 200 mil concessões).

O Abril Verde e o papel das empresas de saúde, governos e trabalhadores

O Abril Verde é uma campanha que tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho, especialmente no que diz respeito aos acidentes e doenças ocupacionais. A campanha é realizada durante todo o mês de abril e tem como foco a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Segundo o médico e gestor em saúde Ricardo Pacheco, presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho) e da Oncare Saúde, empresas especializadas em SST, governos, sociedade civil e trabalhadores brasileiros desempenham um papel importante na promoção da saúde e segurança no trabalho. “As empresas de saúde têm a responsabilidade de oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários, além de fornecer equipamentos de proteção individual adequados e treinamento para prevenir acidentes e doenças ocupacionais”.
Ele afirma que os governos têm um papel fundamental na elaboração de leis e regulamentações que visam a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores. “Além disso, os governos podem promover campanhas de conscientização e fornecer recursos para a implementação de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”.
A sociedade civil também tem um papel importante na promoção da saúde e segurança no trabalho. “Organizações não governamentais podem realizar campanhas de conscientização e fornecer treinamento para os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”.
Por fim, complementa o médico, “os trabalhadores brasileiros têm um papel fundamental na promoção da saúde e segurança no trabalho. Eles devem estar cientes dos riscos associados às suas atividades e seguir as normas de segurança estabelecidas pelas empresas e governos. Além disso, os trabalhadores devem relatar quaisquer incidentes ou condições inseguras no local de trabalho para seus superiores”.

Empresas de saúde e segurança no trabalho desempenham um papel fundamental na proteção dos trabalhadores e no bem-estar das empresas e do país como um todo:
 
  • Porque oferecem proteção aos trabalhadores – empresas de saúde e segurança no trabalho ajudam a garantir que os trabalhadores estejam seguros e saudáveis enquanto realizam suas atividades. Isso inclui a implementação de medidas de prevenção de acidentes, treinamentos sobre segurança no trabalho, e programas de saúde ocupacional que visam a promoção da saúde física e mental dos trabalhadores;
  • Porque ajudam a reduzir os custos das empresas – ao investir em saúde e segurança no trabalho, as empresas podem reduzir os custos associados a acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, empresas com ambientes de trabalho seguros e saudáveis tendem a ter menos absenteísmo, rotatividade de funcionários, e demandas judiciais;
  • Porque impactam no aumento da produtividade – trabalhadores saudáveis e seguros são mais produtivos. Empresas de saúde e segurança no trabalho podem ajudar a identificar e eliminar os fatores que afetam a produtividade dos trabalhadores, tais como condições de trabalho inadequadas, falta de treinamento e problemas de saúde;
  • Porque auxiliam no cumprimento das leis e normas regulatórias - as empresas de saúde e segurança no trabalho ajudam as empresas a cumprirem as leis e normas regulatórias que regem a segurança no trabalho. O não cumprimento dessas leis e normas pode resultar em multas, sanções e até mesmo ações judiciais;
  • Porque contribuem para a economia - empresas de saúde e segurança no trabalho também contribuem para a economia como um todo, ajudando a prevenir os custos associados a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e perda de produtividade. Além disso, ao ajudar as empresas a cumprir as normas regulatórias, elas contribuem com um ambiente de negócios seguro e justo para todos.
“Em resumo, empresas de saúde e segurança no trabalho representadas pela ABRESST - mais de 110 associados que cuidam de 4 milhões de vidas, desempenham um papel fundamental na proteção dos trabalhadores, no sucesso das empresas e na saúde econômica do País”, conclui Ricardo Pacheco.
Parte superior do formulário

Sobre a ABRESST
A Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho é uma entidade civil, de caráter profissional e sem fins lucrativos, com atuação em todo território nacional. É uma entidade que desde 1998 reúne e representa as empresas do setor, evidenciando para a sociedade os esforços que seus associados têm feito para melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro.
Reunindo empresas da área de saúde e segurança no trabalho e criando normas e métodos de qualificação dos serviços da categoria, a ABRESST defende legalmente os interesses de seus associados, representando todos com muito empenho e dedicação.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp