12/04/2023 às 11h44min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h01min

Renovação do ar é estratégia para combater doenças respiratórias no outono

Com o aumento da circulação de vírus causadores de gripes, resfriados e Covid-19 na estação, climatizador evaporativo de ar é alternativa para proteger ambientes, com redução do consumo de energia em até 95%

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
Divulgação

As quedas nas temperaturas e da umidade relativa do ar, com diminuição dos períodos chuvosos, caracterizam o outono no Brasil. Mas além dos dias iluminados, de céu azul e clima ameno, a estação vem ganhando destaque nos noticiários pela intensa circulação de diferentes vírus que comprometem a saúde de crianças e adultos. Diante do aumento significativo de casos de doenças respiratórias registrados pelo Ministério da Saúde nos três primeiros meses de 2023, infectologistas são unânimes em recomendar que se evitem ambientes fechados e aglomerações para reduzir os riscos de transmissão dos vírus.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório (VSR) está presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no País nos três primeiros meses deste ano. De janeiro a março, foram mais de 3,3 mil infecções. Do total, 95% atingiram bebês e crianças de zero a 4 anos de idade. O boletim InfoGripe, da Fiocruz, destaca ainda o aumento percentual de Covid-19 (58% do total de doenças respiratórias), de rinovírus, com sintomas de resfriado comum, e também a alta circulação do vírus influenza, responsável por síndromes gripais dos tipos A e B do patógeno.

Para os infectologistas, há várias condições que favorecem a transmissão de vírus nesta época do ano. No topo da lista aparecem os locais com pouca ventilação e sistemas ineficientes para a renovação do ar. Estes ambientes propiciam, além de disseminação de vírus, desenvolvimento de processos alérgicos, entre outros problemas de saúde.

Mas à medida que a cultura de segurança e salubridade de ambientes com grande afluxo de pessoas em empresas, shopping centers e centros de eventos passa por aprimoramentos, o mercado se empenha em desenvolver e apresentar soluções que priorizem a saúde, com sistemas econômicos e ecologicamente corretos.

Referência no mercado nacional, a Ecobrisa Climatizadores Evaporativos desenvolveu e aprimorou ao longo dos anos um equipamento que reduz a temperatura de maneira eficaz, ao mesmo tempo em que expulsa o ar potencialmente infectado destes ambientes, tornando-os mais saudáveis.

Diferentemente dos aparelhos de ar-condicionado, outra característica notável do climatizador evaporativo de ar da Ecobrisa é a possibilidade de manter abertas as portas de residências, escritórios, escolas, lojas, shopping centers e grandes espaços de eventos. “Esta tecnologia permite a circulação de pessoas, sem que haja interferência ou prejuízos na climatização e renovação do ar”, afirma Carlos Gusmão, gerente de Projetos e Engenharia da Ecobrisa.

Segundo Gusmão, diante da situação atípica, determinada pela grande circulação de vírus causadores de doenças respiratórias, a procura pelo climatizador evaporativo de ar cresceu 30% em 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. “No outono, já é normal que as empresas busquem soluções para seus ambientes com a condição mais seca do clima. Mas o que registramos este ano foi um aumento significativo da procura”, observa o engenheiro.

Em versões portáteis, de parede ou de telhado, o climatizador evaporativo de ar não produz névoa e não dispersa gotículas de água. “Nos ambientes industriais, por exemplo, há diminuição da insalubridade, com a eliminação de gases, poeira ou vapores que prejudiquem a saúde”, destaca.

Se comparado a outros equipamentos de resfriamento, o climatizador da Ecobrisa representa uma economia de energia de até 95%. “Diante da realidade econômica e considerando os impactos ambientais, esta é uma condição importante para quem avalia as melhores soluções para residências e negócios”, finaliza Carlos Gusmão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp