11/04/2023 às 16h43min - Atualizada em 12/04/2023 às 00h05min

Aberta temporada das doenças respiratórias, novo exame de Painel Viral auxilia no diagnóstico correto

Com aumento de casos de viroses, teste pode detectar entre outros patógenos, os causadores de infecções respiratórias do coronavírus SAR-CoV-2, Influenza A, Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Com a chegada da nova estação, é comum o surgimento de doenças relacionadas ao sistema respiratório por conta da mudança de temperatura. Depois de uma temporada de chuvas intensas, o Estado de Goiás passou a vivenciar dias de muito sol e calor, com algumas pancadas de chuva. O que acarreta no aumento de casos de viroses, superlotando os prontos socorros.

Uma alternativa para auxiliar no diagnóstico de viroses respiratórias como gripe, bronquiolite e Covid-19, que geralmente apresentam sintomas muito parecidos, é a realização do teste de Painel Molecular de Vírus Respiratórios. O diretor técnico do Hemolabor, Nelcivone Soares de Melo, explica que com tantas semelhanças entre as doenças e diferentes tratamentos possíveis, é importante identificar com qual delas a pessoa está infectada, para que ela siga as orientações do médico.

“Os painéis moleculares para infecções respiratórias são uma alternativa aos métodos tradicionais de cultura bacteriana e sorologia, que podem levar dias ou até semanas para fornecer um diagnóstico preciso. Com esses testes moleculares, os médicos podem obter resultados em algumas horas, o que permite um tratamento mais rápido e eficaz da infecção. Além disso, esses painéis podem detectar múltiplos patógenos respiratórios em uma única amostra, aumentando a eficiência diagnóstica”, afirma.

No laboratório do Hemolabor, o diretor afirma que houve aumento da procura por esse tipo de teste, que pode ser realizado em pessoas que apresentam sintomas ou até mesmo assintomáticas. “Geralmente no início do outono é comum observar um aumento na incidência de infecções respiratórias. Como as pessoas ainda ficam com o receio de estarem com o vírus da Covid-19, muitas procuram o laboratório para realizar o exame e receber o diagnóstico correto”.

Com o painel viral, é possível saber exatamente qual vírus ou bactéria está causando os sintomas no paciente. Com a vantagem de que os resultados saem em até 12 horas, assim o agente causador da infecção é identificado e as estratégias de tratamento do paciente poderão ser elaboradas de forma específica e rápida. No laboratório do Hemolabor, existem dois tipos de exames: um mais completo que identifica 24 patógenos causadores de infecções respiratórias, além do mini-painel, que detecta até 4 patógenos, entre eles o coronavírus SAR-CoV-2; Vírus Influenza A, Vírus Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp