07/04/2023 às 18h57min - Atualizada em 10/04/2023 às 12h05min

Livro ajuda na compreensão da origem das atitudes dos filhos

No lançamento da Manole, Ler o corpo para entender a mente, a psicóloga norte-americana Mona Delahooke apresenta uma nova abordagem para contribuir com a parentalidade, mostrando que o comportamento da crianças pode ser o resultado de ações fisiológicas

SALA DA NOTÍCIA DOC Press Comunicação
https://www.manole.com.br/
Divulgação Manole
Mudar a maneira de enxergar a birra das crianças pode contribuir para a extinção deste momentos desagradáveis. Esta é a proposta de Ler o corpo para entender a mente, da psicóloga norte-americana Mona Delahooke. No livro, a autora propõe uma nova estrutura de apoio a crianças com problemas comportamentais baseada em seus estudos de décadas de atuação aconselhando pais que enfrentam dificuldades para lidar com posturas desafiadoras. Segundo ela, a conexão cérebro-corpo fornece um novo caminho para ajudar na formação de pessoas alegres e resilientes.

É fato que o objetivo das famílias é corrigir ou reduzir a desobediência, as explosões emocionais e outras atitudes “fora de controle” demonstradas pelas crianças. Porém, segundo a autora, é necessária uma mudança de perspectiva. O comportamento, por mais desafiador que pareça, não é o problema, mas sim um sintoma – um indício daquilo que está acontecendo na constituição fisiológica da criança, levando em conta o papel essencial do sistema nervoso. Assim, quando os pais começam a compreender a biologia subjacente à conduta dos filhos têm condições de proporcionar às crianças os recursos de que elas precisam para crescer, prosperar e conviver em uma dinâmica familiar mais harmoniosa.

Em Ler o corpo para entender a mente, o leitor encontrará tópicos como: como identificar se determinado comportamento é resultante de uma intenção deliberada ou de um sofrimento fisiológico (baseado no corpo); como uma conexão compartilhada entre pais e filhos pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de autorregulação; a importância do autocuidado para pais e mães, e como a presença afetuosa de um adulto pode ajudar a criança a se sentir mais calma e segura fisiologicamente e como aplicar uma compreensão da plataforma e de todos esses conceitos para ajudar no desenvolvimento da resiliência e na resolução dos desafios comuns da parentalidade desde a infância até o início da adolescência.

Sobre a autora
Mona Delahooke é psicóloga clínica e vive em Los Angeles (EUA). É palestrante, instrutora e consultora para pais, organizações, escolas e entidades públicas. Tem dedicado sua carreira ao fomento do uso de práticas compassivas e de afirmação de relacionamentos em parentalidade, educação e psicologia, por meio da neurociência. Autora dos livros premiados, como Beyond Behaviors: Using Brain Science and Compassion to Understand and Solve Children’s Behavioral Challenges (Além dos Comportamentos: Usando a Ciência Cerebral e a Compaixão para Entender e Resolver os Desafios Comportamentais das Crianças). Seu blog (www.monadelahooke.com) trata de uma variedade de temas úteis para pais e todos os demais provedores de serviços voltados à infância.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp