30/11/2015 às 13h54min - Atualizada em 30/11/2015 às 13h54min

R&B Rastreabilidade Brasil e Aegate anunciam aliança internacional para autenticação de medicamentos e rastreabilidade no Brasil

Ex Libris Comunicação Integrada

- Mercado de rastreabilidade deve movimentar R$ 4 bilhões nos próximos anos no país;

- Aegate está em 24 mil pontos de distribuição em 12 países na Europa;

- R&B é líder brasileira em soluções de rastreabilidade

 

A R&B Rastreabilidade Brasil SA, líder nacional em soluções de rastreabilidade, e a Aegate, empresa britânica líder mundial de serviços de autenticação de medicamentos, selaram aliança com o objetivo de oferecer um serviço completo destinado a cumprir os requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a rastreabilidade. A aliança também visa a iniciar a autenticação de medicamentos no Brasil.

Projeções do mercado apontam que a implantação da rastreabilidade deve movimentar R$ 4 bilhões nos próximos anos no Brasil, principalmente nos setores da Tecnologia da Informação (TI), de Automação e Logística. Para a implantação da Lei 11.903, de 2009, a Anvisa estabeleceu a criação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que deve entrar em operação até o final de 2016. Ele permite o rastreamento dos medicamentos desde a saída da fábrica até o usuário final (consumidor).

A aliança entre as líderes dos respectivos mercados busca, ainda, melhorar a segurança para os pacientes. A R&B Rastreabilidade Brasil SA desenvolveu uma solução que apoia laboratórios, importadores, distribuidores, hospitais, farmácias e outros integrantes da cadeia de distribuição para estar em conformidade com a legislação local de rastreabilidade.

A Aegate tem mais de uma década de experiência e é a única empresa a fornecer autenticação de medicamentos em tempo real para mais de 24.000 pontos de distribuição em 12 países na Europa.

A aliança prevê que a Aegate estabeleça uma unidade de negócios no Brasil junto com a R&B Rastreabilidade Brasil. O compartilhamento de conhecimentos entre as companhias deve permitir a rápida criação de um sistema nacional de autenticação de medicamentos, que atenda aos requisitos da legislação de rastreabilidade.

Segundo Mark De Simone, diretor executivo da Aegate, “nossa empresa está empenhada em apoiar a saúde dos cidadãos brasileiros e dos demais países da América do Sul. Esta aliança estimulante com a R&B Rastreabilidade Brasil irá nos trazer uma sinergia e um impacto sem precedentes, complementando as atividades da Aegate na América do Norte em resposta à Drug Quality and Safety Act (DQSA)”.  Para Amilcar Lopes, CEO da R&B Rastreabilidade Brasil, “a aliança com a Aegate trará maior segurança ao paciente durante o processo de autenticação, que já é utilizado por nossos parceiros na Europa.”

 

Sobre a R&B Rastreabilidade Brasil

A R&B Rastreabilidade Brasil foi fundada em 2013 e é especializada em rastreabilidade, com 2,5 milhões de IUMs (Identificador Único de Medicamentos) rastreados no mercado, atendendo a uma base composta por 32 laboratórios, entre multinacionais e nacionais, além de uma das maiores cadeias de farmácias do Brasil. A companhia tem ainda um software de rastreabilidade validado de acordo com a Anvisa.

 

Sobre a Aegate

A Aegate opera um serviço em tempo real altamente seguro para verificar a autenticidade dos medicamentos. A empresa cumpre integralmente os requisitos demandados por diversos países, no que se refere ao combate a medicamentos falsificados. A empresa foi criada em 2003 e já verificou mais de 3,7 bilhões de embalagens de medicamentos, além de distribuir cerca de 2,5 milhões de alertas individuais de segurança do paciente para farmácias de toda a Europa. A Aegate tem escritórios em toda a Europa e América do Norte.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »