25/10/2012 às 09h43min - Atualizada em 25/10/2012 às 09h43min

DEPUTADO ITAMAR BORGES PARTICIPA DA ABERTURA DA EXPOCIETEC NA FECOMÉRCIO EM SÃO PAULO

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Itamar Borges participou da abertura da EXPOCIETEC 2012- Exposição e Conferência de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, que aconteceu na sede da Federação do Comércio em São Paulo

Itamar Borges
O evento, que tem como objetivo desenvolver o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas de base tecnológica e ressaltar a importância dessas iniciativas inovadoras, contou com as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia – Marco Antonio Raupp, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico - Luiz Carlos Quadreli, do vice-presidente da Fecomércio - Rubens Medrano, dos dirigentes do Cietec - Cláudio Rodrigues e Sérgio Risola.
 
Itamar Borges, em seu pronunciamento, falou sobre os desafios que encontrou para criar uma Incubadora de Empresas em Santa Fé do Sul, quando foi Prefeito da Cidade. Também lembrou que “inovação precisa acontecer no chão da fábrica para gerar novos produtos que vão para as prateleiras dos supermercados. É lá que o cidadão percebe os resultados das pesquisas e do desenvolvimento científico e tecnológico”.  O parlamentar ressaltou que os organizadores foram muito felizes ao realizarem a Exposição na Fecomércio, para ficar cada vez mais próxima da realidade brasileira a relação entre Pesquisa-Inovação e Empresa. 
 
O deputado explicou que o projeto de lei 355/2012, de sua autoria, que está tramitando na Assembleia visa fortalecer as políticas públicas para a inovação nas pequenas empresas. O projeto determina que todas as instituições públicas de pesquisa, ciência e tecnologia criem programas específicos para apoiar a inovação nas pequenas empresas e que publiquem junto com o orçamento e com a prestação de contas os indicadores de desempenho de seus programas, de modo que busquem maior eficiência e efetividade.
 
O Ministro Raupp reforçou a importância da cooperação existente entre o Governo Federal e o Estadual, para os programas de inovação no Estado de São Paulo.
 
A EXPOCIETEC 2012
 
Mais de 400 empresas já receberam apoio do Centro Incubador de Empresas de Ata Tecnologia – o CIETEC, que fica no IPEN/USP e recebe apoio do Sebrae, da Fafesp, Finep, e outros órgãos de fomento à inovação tecnológica. Hoje e amanhã as 130 empresas nascentes do CIETEC compartilham o ambiente de inovação com o ambiente de negócios na Exposição e Conferência de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, na sede da Federação do Comércio em São Paulo.
 
Das mais de cem empresas que já foram graduadas no Cietec, 90% sobrevivem e estão se desenvolvendo, enquanto o índice de sobrevivência das empresas, que não recebem apoio das políticas públicas é de apenas 40%, após cinco anos de vida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »