27/11/2015 às 15h18min - Atualizada em 27/11/2015 às 15h18min

Coleção de livros raros é leiloada em São Paulo pela Dutra Leilões

Primeira edição de Iracema, de José de Alencar, 1865, e Rervm Per Octennivm in Brasilia, do historiador holandês Gaspar Barleus , estão entre os itens do pregão, que também contará com obras de Cândido Portinari (desenho a lápis, estudo para o painel Guerra e Paz), Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Anita Malfatti, entre outros, e grande coleção de porcelana imperial e de titulares do Império

Vervi Assessoria

Diversos livros raros estão entre os itens que serão leiloados em pregão promovido pela Dutra Leilões, tradicional casa especializada em leilões de artes, antiguidades e jóias, nos dias 1 e 2 de dezembro, em São Paulo. “Apresentaremos uma coleção de livros raríssimos, nunca leiloados no Brasil, sonho de consumo de qualquer bibliófilo, por mais exigente que possa ser”, ressalta o leiloeiro Luiz Fernando Dutra. Antes de serem leiloadas, todas as peças estarão em exposição no período de 21 a 30 de novembro.

Entre os títulos, Dutra destaca a primeira edição do livro Iracema, de José de Alencar, de 1865. “Não se tem notícia de que esta edição tenha ido a leilão no Brasil. Este belo exemplar, que está à disposição no ano de seu sesquicentenário, é um original único, que pode ser visto como saiu da gráfica, com suas páginas à moda da época, ainda não separadas, único exemplar conhecido com este estado de conservação”, afirma.

Dutra cita também as seguintes obras, como destaques da coleção: Rervm Per Octennivm in Brasilia, do historiador holandês Gaspar Barleus, edição sobre o período nassoviano no país, entre 1637 e 1644, considerado o mais belo e luxuoso livro da época do Brasil Holandês, patrocinado por Maurício de Nassau para celebrar sua estadia e seus feitos quando administrador da ocupação das capitanias do norte do Brasil, e Incunabulo, Quadrasesimale Gritsch Uma, de 1489, obra de Johannes Gritsch, em encadernação inteira de carneiro posterior à edição do livro, com as guardas refeitas. “Trata-se de um raríssimo exemplar de incunábulo – livro editado entre os anos de 1450 e 1500”, explica.

Segundo Dutra, O Valeroso Lvcideno e Triumpho da Liberdade, Primeira Parte, de 1668, composta pelo Padre Mestre Fr. Manoel Calado, que trata sobre o período da dominação holandesa no Brasil, é outra importante obra da coleção, bem como a edição da primeira constituição do País, Constituição Política do Império do Brasil, de 1824, e edição da Carta Constitucional da Monarchia Portugueza, decretada e dada pelo Rei de Portugal e Algares D. Pedro, Imperador do Brasil, em 1826. “Encontrar estes dois exemplares juntos é muito raro”, destaca o leiloeiro.

 

Além dos livros citados, também serão leiloadas diversas obras de arte e antiguidades, como Casal Montado a Cavalo, de Cândido Portinari (estudo do artista para uma das cenas do painel Guerra e Paz), óleos sobre tela de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Jorge Guinle, Manabu Mabe, esculturas de Francisco Brennand e Frans Krajcberg, entre outros.  Também integram as peças que irão a leilão grande coleção de porcelana imperial e de titulares do Império, como peças do serviço de gala de D. Pedro II, peças do serviço de D. João Vi e D. Pedro I, e diversos titulares do Império, além de móveis, louças e peças decorativas.

O convite e o catálogo completos estão disponíveis no site www.dutraleiloes.com.br

 Serviço:

Exposição: 21 a 30 de novembro de 2015 – das 14h às 21h
Leilão: 1 e 2 de dezembro de 2015 – a partir de 20h30
Local: Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP
Telefone: 11 3887.3234  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »