05/04/2023 às 17h10min - Atualizada em 05/04/2023 às 20h07min

Em 'Um Dia Sem Sapatos', escola de Contagem vai arrecadar doações e refletir sobre as desigualdades sociais

A ação, realizada pelo Colégio Santo Agostinho, vai recolher alimentos, calçados, roupas e cobertores que serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

Alunos, professores e colaboradores do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem vão realizar a ação solidária “Um Dia Sem Sapatos", que tem como objetivo promover a reflexão e a experiência de se colocar no lugar do outro, além de recolher donativos para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.  A iniciativa será realizada no dia 12 de abril. O movimento, que está em sua 11ª edição, também promove a participação ativa dos pais e familiares, que somarão esforços para arrecadar doações.

Os donativos poderão ser depositados nos pontos de coleta montados nas Portarias do Colégio. A iniciativa educa o olhar para a condição vulnerável de parte da população brasileira. "Os pés descalços são um símbolo apenas, um ponto de partida para a reflexão: por que temos tanto e outros não têm o mínimo para viver? É um dia de aula de compaixão, de doação e solidariedade", destaca Aparecida Debona Altoé, gestora pedagógica da Unidade de Contagem.

Com o tema “A compaixão brotará da planta dos seus pés e o serviço à humanidade estará no seu caminho”, a ação endossa a campanha de arrecadação de alimentos intitulada "Agostinianos contra a fome", realizada pelos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil.

“O ensino e aprendizagem é uma dinâmica relacional, que se faz com pessoas e por pessoas.  Muitas vezes dizemos que ensinamos quando, na verdade, são discursos. Ao contrário, existe um ensino potente que é dado pelo exemplo, quando o sujeito se envolve na ação. Essa experiência que passa pelo corpo é a que fica, pois nos atravessa. Um dia sem sapatos é uma tradução de algo muito complexo - a desigualdade social -, para algo que está ao nosso alcance, que é a compaixão”, ressalta Aleluia Heringer Lisboa, diretora de Educação, Relações Institucionais e ASG do Colégio Santo Agostinho.

Solidariedade é a palavra - Cada pessoa, dentro das suas condições, pode colaborar. Além de alimentos não perecíveis, que são o foco principal da ação, serão coletados sapatos, tênis, chinelos, sandálias, roupas e cobertores.  Aparecida Debona Altoé ressalta que é muito importante envolver estudantes e a comunidade escolar em ações sociais.  “Essa é uma forma de todos desenvolverem empatia, o senso de pertencimento a uma comunidade e responsabilidade para si e para com o outro também”, pontua a gestora pedagógica.

Todos os donativos arrecadados no “Um Dia Sem Sapatos” serão encaminhados para comunidades assistidas pelos freis agostinianos e para a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte.  Em 2022, o “Um Dia Sem Sapatos”, arrecadou mais de 1,2 tonelada de donativos, entre calçados, roupas e brinquedos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp