04/04/2023 às 16h37min - Atualizada em 05/04/2023 às 04h05min

De dentro para fora: como conquistar uma pele saudável cuidando do intestino

SALA DA NOTÍCIA Maria Santos
Unplash

A relação entre um intestino saudável e uma pele bonita está cada vez mais em destaque no mundo da saúde e bem-estar. Há uma crescente conscientização de que o intestino é um órgão fundamental não apenas para a digestão, mas também para o corpo em geral, incluindo a pele.

O intestino é responsável pela absorção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e pela eliminação de resíduos e toxinas. Quando ele não funciona bem, a capacidade de extrair os nutrientes dos alimentos que consumimos, como vitaminas, minerais e antioxidantes, são prejudicadas impactando diretamente na manutenção da saúde como um todo.

Abrigando trilhões de bactérias, o intestino também é conhecido como microbiota intestinal, que desempenha um papel importante na digestão, na imunidade e na produção de substâncias anti-inflamatórias. Quando a microbiota está em desequilíbrio, ocorre uma condição chamada disbiose, que pode causar inflamação no organismo e afetar a saúde da pele, levando ao surgimento de problemas como acne, dermatite, rosácea e envelhecimento precoce.

Além disso, o intestino e a pele estão conectados por um sistema de comunicação bidirecional que permite que ambos os órgãos estejam influenciados mutuamente. Alterações na função intestinal podem afetar a barreira da pele, tornando-a mais suscetível a irritações e inflamações.

Produtos que auxiliam no funcionamento do intestino 

Em estudo recente realizado pelo INC (International Nut & Dried Fruit), os alimentos que auxiliam na saúde digestiva encabeçam um mercado que tem a estimativa de aumentar em 32% até 2024. 

O mercado de probióticos e prebióticos tem uma estimativa de desenvolvimento a uma taxa anual composta (CAGR) de 6,5 % entre 2018 e 2023, segundo a 360 Research Reports, reiterando que o crescimento sólido que tem como base o aumento da conscientização dos consumidores em relação aos benefícios promovidos à saúde. Neste cenário, o cliente pode encontrar produtos lácteos, com leite fermentado, tendo em vista as características como elevada aceitação sensorial, valor nutritivo e a possibilidade de veicular microrganismos com propriedades específicas. Há também a opção de bebidas funcionais como é o caso da linha de bombs da MadeReal.

A marca vegana que vem se destacando no mercado plant-based oferece o Bomb 02. "O vinagre que aparece como principal ativo é um ingrediente que protege o fígado, melhora a circulação e a digestão, além de cuidar da pele, do cabelo e das unhas. A versão natural e não filtrada, como o que usamos no Bomb 02, por ser um produto fermentado, apresenta uma boa fonte de probióticos, oferecendo equilíbrio necessário para nosso organismo”, explica Anna Baptista, uma das criadoras da MadeReal.

Essa bebida funcional é produzida por meio de prensagem. Com essa linha de bombs funcionais, a empresa visa oferecer uma opção saudável e prática para quem busca uma rotina alimentar equilibrada e de cuidados com a pele a partir de uma abordagem integrada e natural.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp