04/04/2023 às 17h59min - Atualizada em 05/04/2023 às 04h05min

Selo ABPASS fomenta Alimentação Saudável e Sustentabilidade em Restaurantes Corporativos e Comerciais      

Selos ABPASS categorias: bronze, ouro, prata e diamante

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Comunicação
Divulgação
São Paulo, 4 de abril de  2023-, O Selo ABPASS é uma ferramenta fundamental que contribui para a promoção da alimentação saudável e gestão sustentável em restaurantes, com foco na qualidade de vida e saúde de usuários de restaurantes hospitalares, escolares, dos trabalhadores nas empresas, restaurantes comerciais e o setor do food service como um todo.

Para Almir Ribeiro Neto, presidente da ABPASS- Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável , “Os conceitos de alimentação saudável e sustentável defendidos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo  Ministério da Saúde em 2014 e atualizado em algumas edições, e reforçados pela ABPASS, ainda não são de amplo domínio, nem pelos que preparam e disponibilizam refeições, nem pelos que as consomem. Este é um desafio global, visto que a evolução na prevalência da obesidade ocorre em todas as partes do mundo, com menor intensidade nos países orientais. Assim, contribuir para minimizar esse gap de informação passou a ser a primeira grande causa da ABPASS.”
 
O Selo ABPASS está em sintonia com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira 
De acordo com Almir, na ânsia de combater a obesidade, muitos profissionais e entidades, têm feito recomendações diferentes, por vezes conflitantes entre si, por vezes alarmistas. Diante disto, tanto os consumidores como os profissionais da alimentação ficam confusos o que prejudica na necessária reeducação alimentar de todos.
Para evitar esses equívocos a ABPASS optou por reforçar apenas as recomendações alinhadas com o Guia Alimentar Para a População Brasileira. O Selo é um símbolo para indicar que o restaurante que o conquistou segue essas recomendações do Guia Alimentar e é resultado da parceria entre a ABPASS e a multinacional francesa Sodexo, especializada em gestão de restaurantes corporativos. Posteriormente a Sodexo abriu mão da exclusividade e o Selo passou a ser objeto de acordos também com outras empresas.
 
A estrutura e a dinâmica do Selo ABPASS
São quatro as categorias do Selo ABPASS, explica a Nutricionista Coordenadora do Selo Ana Paula Castro.
Para conquistar um dos selos classificatórios, o restaurante fornece informações que evidenciam o seu desempenho nos critérios abordados em nosso checklist. As classificações ocorrem em função da pontuação final obtida no checklist e são divididas em 4 categorias de selos: 
  Categoria bronze: é conferido ao restaurante participante que atinge pelo menos 50% da pontuação total;
  Categoria Prata- 70% 
    Categoria Ouro - 90% 
    Categoria Diamante - Mais de 90% dos critérios e a obtenção de pelos menos 80% na avaliação do cliente final o restaurante
O nutricionista responsável técnico pelo restaurante é quem faz o upload das evidências necessárias para a conquista do Selo.
Ana Paula explica ainda que as diretrizes do Selo ABPASS tem como base o Guia  Alimentar para a População Brasileira, aspectos ali abordados como a regionalidade, a cultura alimentar, o alimento orgânico, da biodiversidade, a aquisição da agricultura familiar, de pequenos produtos, entre outras recomendações do Guia  fazem parte do  check-list do Selo, durante o monitoramento ,antes da concessão do selo classificatório.
 
A Nutricionista Ana Paula Castro – Coordenadora do Selo ABPASS
Ana Paula ressalta: “Vale notar que o Guia Alimentar não é um manual de alta precisão, mas um Guia. Assim, por exemplo, a recomendação de se dar preferência a alimentos em plena safra e da própria região deve ser aplicada conforme as particularidades regionais. Ou seja, o cardápio das refeições oferecidas em Uberlândia, Minas Gerais pode, ou mesmo deve, ser diferente em alguns aspectos do cardápio seguido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao contrário dos fast-food que servem os mesmos alimentos em diferentes regiões, sem se preocuparem com os hábitos e safras locais, sem se atentarem para a pegada de carbono de cada alimento transportado por 500 ou 1.000 km, nos restaurantes saudáveis e sustentáveis a comida de verdade é a tônica, preparada com alimentos da região, cultivados de forma responsável, comprometidos com a saúde do consumidor e do planeta.”
 
Vários atores são necessários para viabilizar o restaurante saudável e sustentável
Ana Paula Castro fala da importância de se envolver todos os atores do sistema, para a promoção desta mudança de paradigma. “Primeiro, os gestores das empresas precisam aderir à causa e especificar suas expectativas ou requerimentos antes mesmo de contratar a empresa que atuará no restaurante.

Recomendamos que as empresas tenham um Comitê voltado para as políticas e práticas da gestão da saúde populacional. Nesse campo, a ABPASS tem atuado em parceria com a ABRH-Associação Brasileira de Recursos Humanos, que lançou o Programa Empresa Saudável e também com a ASAP Saúde.

Uma vez passada para a equipe que cuida do restaurante os requerimentos relacionados a sustentabilidade e saudabilidade, esses profissionais precisam ser treinados para essa nova missão. Existe feijão mais ou menos saudável, de acordo com a técnica de preparo que for adotada. Idem para a fritura e até mesmo para um simples bife grelhado. A ABPASS disponibiliza material compatível com o Guia Alimentar para ser utilizado nesses treinamentos da equipe do restaurante.
O papel da comunicação na reeducação alimentar dos consumidores
Finalmente, temos de dar atenção também aos consumidores para que eles saibam fazer escolhas saudáveis e adequadas. Sem o desejo e a reeducação desses consumidores é praticamente impossível evoluir na alimentação saudável para todo o grupo, com pessoas de diferentes necessidades. Assim, a comunicação também tem papel fundamental e mais uma vez, a ABPASS ajuda com informações, vídeos e textos úteis a essas comunicações. É um trabalho de longo prazo que requer muito cuidado e habilidade na comunicação, inclusive para esclarecer alguns mitos presentes nas mentes tanto de consumidores como do pessoal da cozinha, destaca.
Ao se candidatar para receber o Selo ABPASS, o restaurante demonstra que:
    Se preocupa com o bem-estar do seu cliente final;
    Atua ativamente para que possa conquistar ainda outras certificações, como o ranking Reat Place to Work (GPTW), Green Kitchen, Programa Empresa Saudável (PES). 
    É reconhecido coo um ótimo local para se alimentar.

Grupo de Itens Avaliados
    Segurança dos Alimentos;
    Ingredientes adequados;
    Cardápios para necessidades especiais;
    Técnicas culinárias;
    Educação Alimentar;
    Alimentação Sustentável.
Investimento
Almir Ribeiro, explica que os valores para adesão ao Selo ABPASS são simbólicos: “A Associação é uma entidade sem fins lucrativos. Assim, a mensalidade paga pelo restaurante que adere ao Selo tem por objetivo apenas cobrir os custos que temos para fornecer informações adequadas aos profissionais envolvidos e para a análise das evidências de qualidade disponibilizadas pelo restaurante. É um valor baixo, que varia entre R$100,00 e R$ 250,00 de acordo com o porte e complexidade do restaurante.”
 
Todos os perfis de restaurantes podem participar do Selo ABPASS
A ABPASS iniciou a operação do Selo ABPASS em parceria com a multinacional Sodexo, que atua na prestação de serviços de alimentação a restaurantes empresariais, que demonstrou interesse pioneiro no Selo, mas já existem também restaurantes comerciais, escolares e hospitalares conversando com a ABPASS em busca do Selo. Para cada segmento fazemos alguns pequenos ajustes que contemplam particularidades do segmento ou de legislações específicas para eles, explica Ribeiro. 
 
Atualmente cerca de80 restaurantes já aderiram ao programa e começaram a absorver as recomendações e a evidenciar suas boas práticas para análises da ABPASS.
A Sodexo, já conta com mais de 70 restaurantes no programa e a empresa Expert, com 10 restaurantes, foram as primeiras empresas a aderirem ao programa. Há restaurantes de diferentes partes do Brasil, como por exemplo o restaurante da Sodexo na Alcoa, na Martins. (Uberlândia, MG) e mesmo nas sedes da Sodexo em SP e em Porto Alegre.
Saiba mais sobre o Selo ABPASS em:Link:
 
ABPASS - Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável
A ABPASS foi fundada em 2017 por profissionais com experiência no mercado de alimentação fora do lar e desejo de levar ao setor conhecimentos que facilitem a sua evolução em harmonia com a saúde dos consumidores. 
Nestes mais de cinco anos de trabalho, a ABPASS já conquistou 80 mil seguidores, que interagem acompanhando as publicações da Associação, trazendo comentários e sugestões. Entre esses seguidores estão: gestores de restaurantes, nutricionistas, gestores de RH e os consumidores, que pautam cada vez mais o tema da alimentação saudável e sustentabilidade.  
Saiba mais sobre a ABPASS em:Site:
(11) 3568-2852 
E-mail:

Acompanhe a ABPASS nas redes sociais:
Instagram:

Facebook:
Linkedin:
Canal no Youtube:

Mais informações para imprensa podem ser obtidas pelos canais abaixo.

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
E-mail:
 Cel. e WhatsApp (11) 9.9804.1112










 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp