27/11/2015 às 10h51min - Atualizada em 27/11/2015 às 10h51min

Ação Empreendedora é novo programa de apoio aos micro e pequenos empresários paulistas

Lançamento contará com palestra sobre Compras Públicas, uma das diretrizes da iniciativa criada pela Subsecretaria de Empreendedorismo do Governo Paulista em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo

Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa

  A Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, vinculada   à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP), lançam no próximo dia 04/12, o programa “Ação Empreendedora”. A cerimônia acontecerá às 14h, na sede do Sindicato. Na ocasião, uma palestra sobre Compras Públicas, direcionada a empresários e contabilistas, será ministrada por especialistas da Secretaria da Fazenda e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico:http://www.sindcontsp.org.br/menu/agenda-de-cursos/737/

  Voltada a microempreendedores individuais (MEIs), a microempresários (MEs) e a empresas de pequeno porte (EPPs), o Programa Ação Empreendedora foi criado com o intuito de facilitar o acesso de proprietários de pequenos negócios a informações que os auxiliem na gestão, profissionalização e crescimento de seus negócios. A iniciativa prevê o acesso a conteúdos interativos em linguagem simples e acessível sobre administração, contabilidade, finanças e marketing, além de esclarecimentos sobre os processos de compras públicas.

  De acordo com o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Roberto Sekiya, o evento com o Sindcont-SP é importante para disseminar as compras públicas no Estado de São Paulo. “Por meio dele, queremos divulgar aos empresários e contadores como participar desses processos e explicar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que dá tratamento diferenciado e favorecido aos micro e pequenos empreendedores paulistas”, completa.

  Com mais de 80 mil profissionais da contabilidade representados em 20 cidades da região metropolitana do Estado, o Sindcont-SP acredita que a classe contábil pode desempenhar um importante papel no fornecimento de informações e orientações aos pequenos empresários. “Os contabilistas têm conhecimentos sobre receitas, custos e despesas, sobre rentabilidade e lucratividade do negócio, sobre planejamento tributário e também sobre pregões eletrônicos, fatores essenciais para administração e organização de uma empresa”, destaca presidente da entidade, Jair Gomes de Araújo.

  O Ação Empreendedora propõe que os profissionais contábeis atuem também como ponte entre os proprietários de pequenos negócios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma vez que muitos deles não procuram o órgão por desinformação sobre o trabalho realizado pela entidade.

  Palestra sobre “Compras Públicas”

  No lançamento do Programa Ação Empreendedora – Compras Públicas – MEI – ME – EPP será ministrada a palestra “Compras Públicas”, com o intuito de apresentar aos pequenos empresários o processo de licitação de órgãos públicos para aquisição de serviços e materiais, para incentivá-los a participar da concorrência e se tornar um fornecedor do poder público. “A compra pública não é um simples instrumento de compra dos governos, mas pode ser um viés de desenvolvimento econômico regional. É uma realidade para as micro e pequenas empresas", avalia Sekiya.  

  O diretor administrativo da Ade Sampa, Wilson Bueno, tratará do processo de compras públicas na esfera municipal. Serviço social autônomo, a Ade Sampa tem por finalidade promover a execução de políticas de desenvolvimento local, especialmente as que contribuam para o crescimento econômico, atração de investimentos, redução das desigualdades regionais, competitividade da economia, geração de emprego e renda, empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. O órgão é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo - SDTE.

  A Bolsa de Compras Eletrônicas de São Paulo (BEC/SP) será apresentada pela técnica da Secretaria da Fazenda Cristiane Maria Marques Cardoso, enquanto a diretora do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp) falará sobre o órgão onde atua.

  A BEC/SP tem por objetivo a negociação de preço de bens e serviços adquiridos pela administração pública por meio de procedimentos eletrônicos, o que permite igualdade de condições para participação de seus usuários e também a notificação dos mesmos quanto à abertura de processos compatíveis com sua linha de fornecimento.

  Sobre a Subsecretaria de  Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa

Ligada ao Governo do Estado de São Paulo, ela promove ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, em especial por meio de iniciativas dirigidas às microempresas e empresas de pequeno porte, estabelece parcerias com órgãos públicos e privados, e visa a agilização de procedimentos de instalação, regularização, recuperação e crescimento dos estabelecimentos. Além disso, a Subsecretaria exerce um papel de integração da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e dos órgãos de licenciamento do Estado com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).


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