26/11/2015 às 14h57min - Atualizada em 26/11/2015 às 14h57min

Paulo Markun “entrevista” Marquesa de Santos no próximo sábado, dia 28

Em mistura de TV com teatro, programa Retrovisor traz personagens históricos brasileiros.No Canal Brasil

Atelier de Imagem e Comunicação

O Canal Brasil apresenta no próximo sábado, dia 28, às 21h30, o segundo episódio da nova temporada da série Retrovisor, programa em formato inédito no mundo. Trata-se de um talk show que mistura TV e teatro, apresentando personagens históricos brasileiros já mortos, vividos no palco por atores que têm a tarefa de responder a perguntas do jornalista Paulo Markun, idealizador do programa, e da plateia. O segundo programa traz uma das mulheres de maior destaque no Brasil Imperial, a Marquesa de Santos, interpretada pela atriz Fernanda Mammana.

A temporada foi gravada no teatro Erva Herz, da Livraria Cultura (Avenida Paulista), entre abril e outubro deste ano, período em que Paulo Markun recebeu no palco personagens importantes da história brasileira, caracterizados conforme orientação de historiadores. Esta temporada terá 13 personalidades. Entre as mulheres, além da Marquesa de Santos, estão Maria Quitéria e Nísia Floresta. E entre os homens, José Bonifácio, Floriano Peixoto, Edgard Leuenroth, Chico da Matilde, Joaquim Nabuco e Delmiro Gouveia (lista completa abaixo).

As gravações da série contaram com cenografia que mescla projeções e uma espécie de “janela para o passado”, com o uso de sombras e projeções no cenário. A direção de imagem é de Marcelo Amiky, da produtora Media Arts. Houve, ainda, a preocupação de situar o espectador no momento histórico do personagem, com auxílio de recurso visual, com exibição de vídeo, no início de cada sessão.

 

Marquesa de Santos

A atriz Fernanda Mammana devidamente caracterizada e preparada com texto elaborado a partir de pesquisas históricas, a Marquesa de Santos, foi questionada sobre fatos de sua vida relacionados à determinada época. No caso, o ano de 1833, quando Domitila de Castro Canto e Melo, já Marquesa de Santos (mas separada de Dom Pedro I, de quem foi amante), foi enviada para São Paulo, onde se casou com o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

Paulista da capital, a Marquesa foi mulher de destaque na sociedade. Casada aos 15 anos de idade com um oficial do Corpo de Dragões de Vila Rica que a espancava, divorciou-se em 1824. Logo conheceu D Pedro I. Foi sua mais proeminente amante, ganhou títulos, imóveis, visibilidade. Em sua casa, costumava reunir a sociedade paulistana, promovia bailes de máscaras e saraus literários. Mas quando Dom Pedro casou-se com Amélia de Leuchtenberg, a amante foi banida da corte.

 

Retrovisor

“Tenho aprendido muito durante todo o processo de trabalho. Percebi, por exemplo, que os atores, mesmo preparados, tendo recebido informações reunidas por especialistas, ainda assim têm de improvisar. O resultado final, portanto, pode ter imprevistos, como um personagem falando sobre o que espera do futuro”, comenta o jornalista Paulo Markun.

Retrovisor é uma realização das produtoras Revanche Produções e Media Arts, em coprodução com o Canal Brasil. A temporada é uma apresentação do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Bradesco, BNDES e Tractebel Energia.

 

Serviço:

Estreia: Sábado, 28 de novembro, às 21h30

Duração: 25 minutos.

Horários alternativos: domingos às 11h30 e segundas às 17h30.

Canal Brasil: Net - 150; Oi TV - 66; Sky - 55; ClaroTV - 67; GVT -103 e Vivo – 79

Confira os personagens dos próximos episódios:

Episódio 2 – Marquesa de Santos, 28/11;

Episódio 3 - Nísia Floresta, 05/12;

Episódio 4 - Delmiro Gouveia, 12/12;

Episódio 5 – André Rebouças, 19/12;

Episódio 6 – Nair de Teffé, 26/12;

Episódio 7 – Maria Quitéria, 02/01;

Episódio 8 - Edgard Leuenroth, 09/01;

Episódio 9 – Floriano Peixoto, 16/01;

Episódio 10 – Plácido de Castro, 23/01;

Episódio 11 – Joaquim Nabuco, 30/01;

Episódio 12 - José Bonifácio, 06/02;

Episódio 13 - Chico Da Matilde, 13/02.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »