30/11/2015 às 16h55min - Atualizada em 30/11/2015 às 16h55min

Instituto Mara Gabrilli comemora 18 anos com leilão de arte beneficente

Di Cavalcanti, Lygia Clark, Aldemir Martins, Antonio Peticov, Gustavo Rosa, Leda Catunda e Guto Lacaz são alguns dos artistas que assinam as obras a serem leiloadas em prol do Instituto Mara Gabrilli (IMG). O leilão comemora os 18 anos da instituição, que desenvolve e executa projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

BM Comunicação

No próximo dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) realizará na sede do Iate Clube de Santos, em São Paulo, um leilão beneficente de obras de arte para arrecadar fundos para seus programas que já beneficiaram milhares de pessoas. O evento marca o aniversário de 18 anos do IMG, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Hoje o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência, isso representa praticamente um quarto da população segundo o último Censo, do IBGE.

 

 

Fundado em 1997, alguns anos após o acidente de carro que deixou a psicóloga e publicitária Mara Gabrilli tetraplégica, o IMG surgiu inicialmente com foco no apoio a atletas com deficiência. “Meu acidente me despertou para um Brasil profundamente carente de serviços e políticas públicas inclusivas. Senti que não podia deixar tudo como está”, diz Mara Gabrilli.  Ao longo dos anos, a ONG expandiu sua atuação para outras áreas incluindo social, saúde, pesquisa científica e acessibilidade cultural.  Entre eles, destaca-se o projeto Cadê Você?, cujo objetivo é localizar e atender pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social na periferia de São Paulo.

 

Desde 2010, quando realizou a sua primeira edição, o  projeto Cadê Você? já atendeu mais de mil pessoas com deficiência. “Desde a fundação do IMG, tinha o sonho de transformar a vida de quem como eu tinha uma deficiência, mas não tinha as mesmas oportunidades. É gratificante olhar nossa trajetória e ver que em 18 anos de atuação, o Instituto ampliou suas ações e consolidou uma rede de proteção e direitos para as pessoas com deficiência”, afirma Mara Gabrilli, lembrando que muito ainda precisa ser feito.

 

Leilão beneficiente – Para manter e ampliar sua atuação, o IMG trabalha constantemente em busca de financiamento e doações, assim para comemorar seus 18 anos realiza o leilão com 70 obras de arte. Os trabalhos foram doados por 40 renomados artistas brasileiros. Entre eles estão nomes de peso, representantes de diferentes períodos artísticos brasileiros, como Di Cavalcanti, Lygia Clark, Aldemir Martins, Antonio Peticov e Guto Lacaz.  

 

“Entramos neste projeto por entender que a causa é de todos. Percebi que podia ajudar por conta do acesso que tenho a importantes artistas, que aliás, não titubearam em doar belas obras para esta ocasião,” afirma  Antonio Peticov, que idealizou o evento junto com Mara Gabrilli.

 

Entre as peças de destaque, algumas d o próprio Peticov, que doou três obras para o leilão, como a tela “Energy”.  “Mulata”, de Di Cavalcanti, é o destaque entre as obras. A obra de linóleo guacheado sobre cartão foi uma doação do escritório que representa o artista. Aldemir Martins também tem obras, inclusive a tela “Gato”, animal que se tornou uma marca de seu trabalho. 

 

Confira o catálogo com as obras a serem leiloadashttp://bit.ly/CatalogoLeilaoIMG

 

Sobre o Instituto Mara Gabrilli (IMG)

O IMG é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Também atua no apoio a pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio a atletas do esporte paraolímpico e na orientação para desenvolvimento social de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.  www.img.org.br

 

Programas do IMG

 

Cadê Você

Cadê Você? é um projeto que localiza e identifica pessoas com deficiência que residem em comunidades mais carentes do município de São Paulo, fazendo circular informações importantes sobre serviços oferecidos nas áreas de saúde, educação, trabalho e direito.  O projeto também avalia as condições de vida, a situação socioeconômica, e os recursos de acessibilidade dessa parcela da população - criando uma rede de proteção e apoio para os envolvidos e para os seus familiares.

Os atendimentos do projeto são realizados por uma equipe multidisciplinar com experiência no atendimento de pessoas com deficiência. Esses atendimentos acontecem por meio de mutirões em parceria com associações da região-alvo. 

 

Projeto Próximo Passo

O Projeto Próximo Passo tem como proposta estimular atletas esportivos de alto rendimento e oferecer estrutura e suporte técnico para os treinamentos. Para conseguir viabilizar esse projeto, é necessário o apoio de pessoas que acreditam que o esporte é um forte instrumento inclusivo. A equipe esportiva do Instituto já conquistou diversas medalhas com participação em importantes campeonatos nacionais e internacionais, além de contribuir com a participação de atletas na Seleção Brasileira.

O projeto atualmente apoia 22 atletas, divididos nas seguintes modalidades: Atletismo; Triatlo; Paraciclismo; Tênis; Tênis de mesa; Tiro  esportivo; Natação; Esgrima em cadeiras de rodas; Remo paraolímpico.

Em 2014, foram 63 medalhas nos 42 campeonatos disputados - 4 deles internacionais.

 

Acessibilidade Cultural

Guia que identifica e informa quais espaços garantem o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência aos mais diversos dispositivos culturais. www.acessibilidadecultural.com.br

 

Guias e publicações

Produção de guias e publicações com foco na melhoria da qualidade de vida e no atendimento de pessoas com deficiência.

 

Dicas de exercícios

Vídeo com sugestões e orientações de exercícios para pessoas com lesão medular que estimula a incorporação da atividade física em suas rotinas. O vídeo apresenta dicas de aquecimento, fortalecimento muscular e alongamento.

 

Acessibilidade esportiva

Guia com informações sobre recursos de acessibilidade nos equipamentos esportivos da cidade de São Paulo.  www.acessibilidadeesportiva.com.br

 

Dicas de convivência

Curta metragem lançado em 2013 e composto por relatos que retratam situações cotidianas, e quase cômicas, que surgem a partir da convivência de pessoas com e sem deficiência. O filme é provocativo e tem como proposta estimular as pessoas a se questionarem, fazendo com que entrem, assim, em contato com os seus próprios preconceitos – geralmente presentes de forma inconsciente nas atitudes mais corriqueiras. Dicas de convivência é um projeto feito para incentivar pequenas mudanças no nosso dia-a-dia, para que, de forma leve e divertida, possamos criar uma consciência coletiva que gere transformações sociais muito mais profundas e urgentes.

 

 

 

Serviço

Evento: Leilão beneficente de arte em comemoração aos 18 anos do Instituto Mara Gabrilli

Data: quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Horário: 19h30

Local: Iate Clube de Santos. Avenida Higienópolis, 18, São Paulo-SP


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »