31/03/2023 às 19h15min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h04min

Desafio para enfrentar a temporada de dias quentes

A cirurgiã vascular Eliana Vallejo explica como lidar com o inchaço das pernas. Conheça os riscos e os cuidados que precisam ser tomados nas altas temperaturas.

SALA DA NOTÍCIA Jornalismo Conecta

O inchaço nas pernas pode ocorrer por diversos motivos frequentes no verão ou pela alta temperatura. Imobilização prolongada durante viagens, exposição ao sol, ganho de peso,  maus hábitos de saúde e alimentares agravados pelas altas temperaturas. Segundo a  cirurgiã vascular Eliana Vallejo, o calor ajuda na dilatação das veias do corpo, dificultando o retorno do sangue para o coração, favorecendo a retenção de líquidos dos membros inferiores, causando o EDEMA (inchaço). Com isso, sintomas  como dor ao final do dia, sensação de pernas pesadas, são habituais e impactam diretamente a qualidade de vida.

Bomba muscular x inchaço


Para entender como esse processo acontece, lembre-se que em nosso corpo existe um complexo sistema circulatório, contendo ARTÉRIAS: vasos que distribuem o sangue oxigenado para todas regiões do corpo, através da força do coração.
O sangue pouco oxigenado retorna das pernas  ao coração, através das VEIAS e linfáticos, de baixo para cima, precisando vencer a força da gravidade. Esta função é auxiliada pela ação de um conjunto de músculos das panturrilhas, tornozelos e pés.
Para que este retorno venoso  ocorra de maneira certa, portanto , esta  bomba muscular precisa funcionar bem e estar em atividade. Se este sistema falhar, o sangue se acumula nas pernas, provocando o inchaço.


Quais  riscos deste inchaço não tratado:

Quem é portador de EDEMA (inchaço) além dos sintomas citados, pode evoluir com complicações. Tendo o risco maior de infecções (Celulite e Erisipela ), feridas (Úlcera ) e linfedema grave, quando coexistir lesões linfáticas,  condições resultantes da má circulação sanguínea.

Quais cuidados devemos ter?

O cuidado com a saúde vascular tem um sentido amplo. É preciso adotar  um estilo de vida saudável, através de hábitos diários.


- Com o calor, precisamos  hidratar bem o corpo, bebendo muita água. Alimentação equilibrada com verduras e inclusão de frutas no cardápio.
- É importante termos atenção com alimentos ricos em sal e com a ingestão de bebida alcoólica. Fazem piorar o inchaço!
- Procurar manter-se no peso adequado. Sobrepeso e obesidade são fatores que dificultam o retorno venoso.
- Não ficar muito tempo parado em pé ou sentado durante o trabalho, não combinam com a  circulação sanguínea.
- Em momentos de repouso, elevar as pernas acima do nível do coração favorece  a ação da gravidade.
- Praticar o exercício preferido, seja aeróbico ou de fortalecimento muscular.
- Caminhar em horários de temperaturas mais amenas: pela manhã ou final da tarde. Aquela atividade física que mais se adequa à vida, ao  condicionamento físico individual, já está valendo. Afinal de contas, o corpo precisa estar em movimento para que o sistema circulatório seja estimulado.
- Banhos ou compressas frias ajudam na contração dos vasos.
- Drenagem linfática: ajuda eliminar acúmulo de líquidos e é relaxante.
- Terapia Compressiva: Meia elástica auxilia o retorno do fluxo sanguíneo para o coração. Ação fundamental  para redução do edema.


E se o inchaço for persistente?

É preciso ressaltar que inchaços persistentes  podem indicar doenças cardíacas, renais, hepáticas  ou doenças vasculares, como VARIZES e LINFEDEMAS e precisam ser diagnosticadas. Inchaço em uma das pernas  nos leva a procurar TROMBOSE VENOSA PROFUNDA, potencialmente grave, responsável por elevada morbimortalidade, quando evolui para Embolia Pulmonar na  fase aguda.

Por isso, é extremamente importante a avaliação de um angiologista ou cirurgião vascular para realizar uma análise mais profunda de cada caso.


Cuide de sua circulação e se divirta no verão!
Para ter BEM-ESTAR , QUALIDADE de VIDA e SAÚDE VASCULAR em todos os momentos do ano!

Dra. Eliana K Yamashita Vallejo
CRM 83.661/RQE 46.110
Título de Especialista em Cirurgia Vascular Ultrassonografia Vascular
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Mestre em Ciências da Saúde.
[email protected].br
Instagram: @draelianavallejovascular

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp