30/03/2023 às 16h03min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h07min

UniSul promove atendimento jurídico gratuito à comunidade

Núcleo de Prática Jurídica inicia atendimento à comunidade

SALA DA NOTÍCIA UniSul
Com o intuito de apoiar a população na busca e garantia de seus direitos, assim como incentivar a cidadania da comunidade, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, realiza atendimento jurídico gratuito à comunidade de baixa renda em diversas regiões de Santa Catarina. Em atividade desde 2002, os Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), fornecem serviços jurídicos como divórcio, retificações, interdição, alvarás, dentre outras atividades da área cível.
Os Núcleos contam com estudantes e professores do curso de Direito da UniSul para prestação de serviços voltados para a esfera do direito familiar. Orientados e supervisionados por um professor e coordenador do local, os alunos podem ingressar no NPJ a partir do sétimo semestre do curso e vivenciar desafios reais da profissão.
Segundo o professor do curso de Direito do Campus Tubarão e coordenador do NPJ, Rafael Juncklaus Preis, o projeto é uma oportunidade de aprendizado que auxilia na humanização dos alunos. “O núcleo é o espaço perfeito para os estudantes aprimorarem suas habilidades, mas, principalmente, se engajarem com a comunidade’’, ressalta Juncklaus.
Em 2022, os Núcleos realizaram mais de 15.600 atendimentos jurídicos, dentre eles processos, ações e retorno de atendimento, orientando a população local sobre as leis, direitos e deveres. ‘’O NPJ é um serviço de suma importância para a comunidade, e a alta demanda que existe é um reflexo do ótimo trabalho que os alunos vem desenvolvendo ao longo dos anos’’, finaliza o professor.
Os atendimentos ocorrem nas cidades de Araranguá, Braço do Norte, Tubarão, Grande Florianópolis (Trajano) e Pedra Branca (Palhoça). Para serem atendidas, as pessoas devem procurar, de segunda a sexta-feira, o escritório do NPJ localizado nos campi das cidades acima. Os núcleos retornaram as atividades em março e o horário de atendimento pode variar de acordo com o campus.
                                                                                                                        
Núcleo de Prática Jurídica - UniSul
Dias: de segunda a sexta-feira
Horários: a depender da unidade de atendimento
Unidades: Araranguá, Braço do Norte, Tubarão e Grande Florianópolis (Trajano) e Pedra Branca (Palhoça).
Para mais informações, acesse: https://www.unisul.br/npj/
Sobre a UniSul  

A UniSul possui 58 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.  
 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp