24/11/2015 às 11h51min - Atualizada em 24/11/2015 às 11h51min

D2L anuncia nova solução que irá ajudar estudantes não tradicionais a concluir a graduação

IMS Brasil

A D2L, companhia de tecnologia educacional que criou o Brightspace, anuncia sua nova solução de Educação Baseada em Competências (Competency-Based Education - CBE), que incorpora o Ambiente de Aprendizagem Brightspace, consultoria estratégica, expertise de domínio e uma comunidade CBE.

Hoje, só nos Estados Unidos, mais de 30 milhões de estudantes não tradicionais ainda não concluíram sua educação superior. Com a solução CBE, qualquer instituição de educação superior pode adotar a ferramenta, garantindo acesso a uma formação universitária para estudantes não tradicionais e populações carentes. 

"Quando pensamos no caminho para a graduação, visualizamos um cenário bastante tradicional - três anos de ensino médio e depois quatro anos de faculdade com estudos em tempo integral, no campus universitário, e uma formação que promete um bom trabalho e um salário decente. Mas, esse caminho é cada vez menos comum", disse John Baker, CEO da D2L. "Construímos a solução CBE para atender às necessidades das pessoas e preencher lacunas que existem no sistema educacional. Ajudando as instituições a implementar a CBE, estamos ajudando milhões de alunos a obterem a tão desejada formação universitária."

A CBE é um modelo de aprendizagem focado nos resultados educacionais, que incluem o que o aluno é capaz de fazer e não somente o conhecimento adquirido. Essa abordagem é cada vez mais importante, uma vez que é crescente o número de alunos trancando seus cursos para trabalhar, assistindo aula enquanto trabalham em período integral ou saindo da faculdade sem concluir seu curso. Além disso, o grupo que mais cresce em número de matrículas é de populações carentes, criando uma quantidade mais diversa de alunos com necessidades igualmente diversas.

De acordo com a Eduventures, empresa de pesquisa e consultoria focada exclusivamente na análise das forças que estão transformando o ensino superior, a CBE ganhou destaque em anos recentes por que atende especificamente às necessidades de populações inéditas de alunos. "Cada vez que pesquisamos os alunos não tradicionais e perguntamos o que seria a maior motivação para voltar à escola, eles sempre descrevem as características exatas que definem a CBE", disse Jeff Alderson, Analista Principal. Essas características incluem "não somente um custo menor para o ensino, viabilizado pela CBE através de vários modelos de preço baseados em assinaturas, mas acesso à programas acadêmicos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e que levam em conta o conhecimento e as habilidades."

A solução de Educação Baseada em Competência da Brightspace inclui:

·         A COMUNIDADE BRIGHTSPACE: A D2L conecta clientes CBE com outros clientes operando e desenvolvendo programas de CBE. A companhia também oferece informações sobre como configurar o Brightspace para a CBE usando um formato de autoatendimento, além de recursos para buscar a inovação e recursos financeiros.

·         SERVIÇOS DE CONSULTORIA CBE: A D2L oferece três níveis de consultoria CBE para atender às necessidades de qualquer instituição de ensino.

·         Serviços para Iniciar a CBE: As instituições aprendem a usar as ferramentas do Brightspace para implementar programas CBE.

·         Serviços de Planejamento Estratégico para CBE: Os profissionais de CBE da D2L ajudam as escolas a construírem um plano estratégico para a CBE.  Isso inclui planejamento de comunicação, processos de negócios e revisão de práticas, revisão pedagógica/andragógica, revisão tecnológica e plano de implementação baseado no modelo Planejar/Alcançar/Medir.

·         Serviço Mensal de Gestão de Mudanças CBE: Serviço com duração de um ano, auxiliando as escolas durante o processo de implementar seus programas CBE.

·         DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL PARA CURSOS CBE: Usando as melhores práticas CBE, a D2L pode ajudar qualquer escola a transformar seus cursos em produtos CBE, garantindo que as competências estejam alinhadas com o conteúdo e requisitos.

·         AMBIENTE DE APRENDIZAGEM BRIGHTSPACE: O Brightspace é um sistema de gestão de aprendizagem (SGA) pronto para a CBE, oferecendo uma grande variedade de avaliações, motor de aprendizagem adaptativo, ferramenta de portfólio eletrônico e ferramenta de símbolos. A plataforma é baseada em nuvem e projetada para aprendizagem online e móvel.

 

UNIVERSIDADE DE WISCONSIN IMPLEMENTA PROGRAMA CBE PARA SERVIR 650 MIL ESTUDANTES NÃO TRADICIONAIS NO ESTADO

 

Além de apresentar a nova solução CBE, a D2L também anuncia que o Sistema da Universidade de Wisconsin (Sistema UW) foi o primeiro cliente da D2L.  O Sistema UW é um dos maiores sistemas públicos de educação superior dos Estados Unidos, servindo mais de 180 mil alunos anualmente. O estado de Wisconsin conta com mais de 650 milalunos não tradicionais que concluíram algumas etapas de um curso superior mas ainda não se formaram. O programa CBE do Sistema UW, chamado da Opção UW Flex, foi projetado para atender às necessidades desses alunos.

 

"O UW Flex foi montado para oferece uma educação da UW de alta qualidade para alunos adultos que estão trabalhando em tempo integral e sustentando suas famílias. Depois de apenas 22 meses em operação, o UW Flex é um sucesso - as matrículas estão fortes e nossos alunos estão conseguindo passar pelas etapas do programa. Aproximadamente 12 já se formaram. A disponibilidade de tecnologia para a aprendizagem online e o modelo educacional baseado em competências abrem as portas para uma educação que simplesmente não existia antes", disse Aaron Brower, Reitor e Vice-Chanceler da Universidade de Wisconsin-Extenção.

 

Para conhecer melhor o Brightspace, suas capacidades para a CBE e como é usado pelas instituições de ensino superior, visite www.brightspace.com/solutions/cbe.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »