28/03/2023 às 12h11min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h00min

Um Telecom lança oferta de backup em nuvem com até três meses de gratuidade

Cloud Um, novo serviço da Um Telecom, tem planos são personalizáveis de acordo com as demandas das empresas

SALA DA NOTÍCIA Mariana Araújo
Os ataques cibernéticos devem ser uma preocupação de todas as empresas, das maiores às menores, de todos os setores. O tempo para a recuperação dos dados, os valores envolvidos e os prejuízos para a imagem da organização devem ser ponderados. Uma das opções que podem minimizar os efeitos de um ataque é manter o backup dos dados em nuvem. Neste mês, a Um Telecom, empresa brasileira de tecnologia, faz o lançamento do Cloud Um Backup, um serviço de armazenamento e gerenciamento de dados.

O serviço de backup em nuvem da Um Telecom é feito utilizando a plataforma Veeam, que garante compatibilidade com vários sistemas operacionais e aplicações com diversas funcionalidades de segurança da informação. Tudo isso incluso numa oferta de modelos e planos simplificados.

Os planos da Cloud Um Backup são personalizáveis, ou seja, podem ser adaptados de acordo com as demandas das empresas. No mês de lançamento, a Um Telecom oferece até três meses grátis do serviço como degustação. Os serviços em cloud vêm sendo cada vez mais utilizados, não só nas funcionalidades de armazenamento, mas também para criar, editar, gerenciar e restaurar dados.

“A contratação de um armazenamento em nuvem terceirizado é essencial para garantir a segurança das informações. Com uma cópia segura das informações, é possível restaurá-las, garantindo a continuidade dos negócios e minimizando os impactos”, explica Daniel Gomes, COO da Um Telecom.

Para se ter uma ideia da importância do backup, o prejuízo das organizações com ataques virtuais são de cerca de 10 bilhões de dólares por ano, segundo levantamento da McAfee. Já a Check Point avalia que os ataques cibernéticos globais aumentaram 38% em 2022 em comparação com 2021. Os setores mais visados são os de educação e pesquisa. Porém, os ataques registrados ao setor de saúde cresceram 74% no período.

Outro levantamento, da empresa de segurança Kaspersky, mostrou que os ataques a pequenas e médias empresas no Brasil cresceram 143% em 2021, principalmente com o uso de programas de roubo de senhas para acessar redes corporativas. O Brasil é o segundo país mais afetado da América Latina nesse tipo de ataque, atrás apenas do México.

É importante destacar que ter um backup seguro não impede que o sistema da empresa seja atacado. Porém, garante à organização a segurança no acesso aos dados. É importante que esse backup não fique sob a responsabilidade da empresa, pois, num possível ataque ao sistema, os cibercriminosos têm acesso aos dados da companhia invadida.

Entre as principais vantagens de se contratar um serviço de backup em nuvem, estão:
 
  • Acesso remoto, com armazenamento fora do ambiente da empresa e sem manuseio direto das informações, garantindo produtividade;
 
  • Informações criptografadas, com poucas pessoas com acesso às chaves de segurança;
 
  • Investimento menor, pois os custos de ferramentas de hardwares e armazenamento ficam por conta da empresa contratada;
 
  • Mais segurança, pois os dados são enviados para um servidor externo. Caso as máquinas da empresa sejam atacadas, os dados estão salvos no serviço de cloud; 
 
  • Agilidade, disponibilidade e mobilidade com a contratação terceirizada. Assim, os dados tornam-se acessíveis, com melhor custo-benefício (já que pode ser contratado por demanda) e disponibilidade de acesso on-line.
 
  • Disaster Recovery, ou redução de desastres, com a aplicação de ações estratégicas recuperativas, reduzindo os danos de roubos, crimes cibernéticos, falhas nos equipamentos, erros humanos, queda de energia ou desastres naturais, por exemplo.

Sobre a Um Telecom
A Um Telecom é uma empresa de infraestrutura de serviços digitais com portfólio variado dentro de cinco verticais de produtos: computação em nuvem (Cloud), Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados. Fundada em 2010, a Empresa atende os mercados de provedores regionais, operadoras, setor público e consumidores finais corporativos. Com operações em todos os estados da região Nordeste e em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois dos principais diferenciais competitivos da Companhia são a robusta rede de fibra óptica com mais de 16 mil quilômetros e uma experiente equipe de arquitetura de produtos, que customiza as entregas, atendendo às necessidades específicas de cada um dos clientes.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp