25/10/2012 às 00h06min - Atualizada em 25/10/2012 às 00h06min

Criança e Nutrição: Olha o aviãozinho...

Pediatra alerta para a importância da alimentação correta para a saúde e qualidade de vida das crianças

Baruco Comunicação Estratégica

Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada 10 crianças em idade escolar tem sobrepeso, já repercutindo negativamente na qualidade delas. O pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra da MBA Pediatria, embasado nos dados do MS e na sua experiência clínica, alerta para a importância que devemos ter com a alimentação das crianças. “Muitos pais pedem indicações de como fazer seus filhos comerem determinados alimentos, sobretudo legumes e as verduras “, diz o médico, que tem mais de 30 anos de atuação em pediatria e é autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses”.

Uma das principais dicas é apresentar às crianças alimentos saudáveis desde cedo, explicar que é bom para a saúde e para o crescimento. “Uma atividade fácil de ser praticada é levar a criançada ao supermercado ou ler livros relacionados à alimentação”, compartilha Sylvio Renan, que também indica, quando possível, ter uma pequena horta domiciliar, mesmo em apartamentos.

Para o médico, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBC), uma alternativa simples é interagir com os pequenos na hora do preparo das comidas, de maneira natural e prazerosa. “O segredo é fazer com que a alimentação faça parte da rotina da criança. Uma saída mais divertida é produzir pratos coloridos e alegres com estes alimentos, convidando a criança a explorá-los”, reforça.

Por outro lado, devem-se evitar exageros, como a ingestão de alimentos pouco saudáveis, entre eles as guloseimas que a criançada adora. “Proibir não é a saída. O bom senso vale para estes casos específicos. Escolha um determinado dia para ‘liberar’ estes alimentos às crianças, fazendo com que seja uma maneira divertida e que já ensina que é preciso ter disciplina também na alimentação”, diz Sylvio Renan. As crianças podem comer (quase) de tudo, mas há certos alimentos que devem ser consumidos com moderação por fazerem mal à sua saúde - como as frituras, lanches de fast-foods, refrigerantes e os doces.

A hora da refeição é outro importante item no “cardápio” de uma vida saudável desde cedo. “Reúna a família para que todos usufruam dos bons momentos à mesa. Evite distrações, como manter a televisão ligada. Este momento é importante, que faz bem não só para alimentar o corpo, mas também a alma”, completa o pediatra.


Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros

O Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses". Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, tem especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Sylvio Renan atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

 

MBA Pediatria na web:

Site: http://mbapediatria.com.br/

Twitter: http://twitter.com/#!/mba_pediatria

Facebook: https://www.facebook.com/mbapediatria

Youtube: http://www.youtube.com/user/MbaPediatria

Blog do Pediatra: http://blogdopediatra.blog.uol.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »