28/03/2023 às 13h19min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h00min

Metade das investigações do governo sobre vazamento de dados envolve área da saúde

Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou relação atualizada de processos administrativos da Lei Geração de Proteção de Dados

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação

São Paulo, março de 2023 – A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) publicou na sexta-feira (24) a relação atualizada dos processos administrativos sobre vazamentos de dados instaurados pela CGF (Coordenação-Geral de Fiscalização) e que ainda aguardam conclusão. Das oito instituições da lista, quatro são da área da saúde.

O Ministério da Saúde é citado em dois processos. A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e o IAMSPE (Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual de São Paulo) completam a relação.

Os termos citados na ANPD são ausência de comunicação a titulares de incidente de segurança; ausência de medidas de segurança; e não atendimento a determinações ou requerimentos da Autoridade.

As organizações podem ser punidas por isso, conforme prevê a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). As sanções, caso aplicadas, se tornarão públicas somente após a conclusão. O mesmo ocorre para o acesso aos documentos do processo.

"A garantia de compartilhamento seguro de informações dos pacientes é fundamental, especialmente na área da saúde. Encontrar o equilíbrio adequado entre o uso dos dados para beneficiar o paciente e garantir a segurança da informação é um desafio complexo para muitas instituições, especialmente quando os dados são provenientes de sistemas diferentes. Os movimentos recentes da ANPD ressaltam a urgência dessa questão”, afirmou André Cripa, Chief Innovation e Digital Officer da CTC, empresa de TI especialista em tecnologia na área da saúde.

Além das quatro organizações da área da saúde, a Telekall, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação do Distrito Federal e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude-PE também são citadas na relação da ANPD. As informações foram extraídas desta página do governo.
 

Sobre a CTC

A CTC, uma das 150 maiores empresas de tecnologia do Brasil, desenvolve soluções e produtos de tecnologia que transformam a rotina de seus clientes nas áreas de desenvolvimento de sistemas, serviços e negócios digitais. São mais de 1.300 colaboradores voltados para transformação digital, inovação e aceleração de negócios.  
 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

Jorge Soufen Jr. – [email protected]

João Ruvolo – [email protected]

Myrian Vallone – [email protected]

Telefone: (11) 9-8210-8228


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp