28/03/2023 às 16h10min - Atualizada em 28/03/2023 às 20h16min

Indústria brasileira tem quase metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 29% dos cargos de liderança da indústria são ocupados por mulheres no Brasil. Na contramão de índices brasileiros, a indústria têxtil de atuação nacional do Grupo Marlan, com fábrica no norte de Santa Catarina, tem quase metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
https://drive.google.com/drive/folders/1u75wGq5UEvX8rwt0L4F9Ih7EElv8bAaY
Divulgação/Grupo Marlan
 O cenário ainda não é o ideal, mas aos poucos as mulheres têm conquistado o seu espaço e desbravado novos cargos de chefia no mundo corporativo. No Brasil, na área industrial, cerca de 30% dos cargos são ocupados por mulheres. Já os cargos de liderança são ocupados 29% por mulheres enquanto homens representam 71%. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB, que entrevistaram 1.000 empresas industriais. No sentido contrário das estatísticas brasileiras, o Grupo Marlan, indústria têxtil catarinense que em 2022 produziu mais de 3 milhões de roupas infantis para o mercado nacional, tem 70% de atuação feminina na fábrica e quase metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres.
“Gosto de atitudes que favoreçam todos os gêneros no mercado de trabalho. Cada um ocupa seu lugar conforme suas habilidades e acredito que equidade salarial seja o mínimo. No Grupo Marlan, os salários são baseados na competência do profissional, não em gênero. Além disso, visamos sempre a diversidade e o bem-estar dos funcionários, o que gera baixa rotatividade. Prova disso é que renovamos a certificação Great Place to Work”, avalia Marli Teresinha Forlin, fundadora e presidente do Grupo Marlan.

Apesar do mercado predominantemente masculino da indústria, Marli, mulher empreendedora que é, fundou o Grupo Marlan. “Na época, em 1989, meu maior desafio era a pouca experiência. Com apenas 16 anos, iniciei no mercado de trabalho como estagiária e após esse período trabalhei vendendo as roupas da empresa do meu irmão, que também era do setor têxtil e, ao longo de quatro anos, fui me desenvolvendo no segmento da moda. Com 20 anos, decidi empreender e mergulhei nos mais diversos processos, cuidando das pessoas e trabalhando em equipe foi que chegamos até aqui. Hoje, seguimos com uma gestão focada em pessoas e nos resultados, com uma equipe de 250 colaboradores diretos e mais de 500 indiretos, vejo que os desafios se multiplicaram, bem como nosso entusiasmo para superá-los”, avalia Marli.
“O mercado é algo muito desafiador, para qualquer segmento de atuação. Como mulher, geralmente uso muito a emoção para avaliar processos. Mas, devido à proporção que a empresa tomou, a maturidade profissional me fez e ainda faz trabalhar a razão dentro das várias situações, porém, sem esquecer da pessoa por trás do profissional", complementa Marli.
Outro diferencial é que no Grupo Marlan outras mulheres se sentem incentivadas e se inspiram em Marli como líder. “As mulheres que trabalham na empresa se sentem abertas para buscar crescimento na carreira porque têm oportunidades. Além disso, enxergam o exemplo da Marli em termos de praticidade para a resolução de problemas e, acima de tudo, sua simplicidade. Vejo ela de pés no chão tomando as principais decisões da empresa, mas sempre pensando nos colaboradores”, avalia a gerente de marketing do Grupo Marlan, Tálita Forlin Rincaweski.

Atuação feminina é de 80% entre lojistas
A atuação feminina também é forte no mercado de lojistas, que concentra mais de 5 mil revendedores em todos os estados brasileiros, das marcas do Grupo Marlan, com cerca de 80% empreendedoras. Renata Girotti é uma delas. Proprietária da Baby Clean, loja que atua há 20 anos no segmento de roupa infantil em São Paulo, principalmente na região litorânea, a empresa já soma mais de 70 colaboradores, sendo 96% mulheres.
Renata, assim como Marli, também afirma que o início da sua vida empreendedora não foi fácil. “Encontrei muitas dificuldades e desafios quando decidi investir no meu próprio negócio. Hoje, em alguns momentos, ainda sinto a indiferença e olhares que estranham o sucesso da empresa sem uma presença masculina na liderança”, afirma.
Há 4 anos, a Baby Clean comercializa roupas da Marlan. “O cuidado com os detalhes, tecidos diferenciados e estampas são algumas das qualidades das peças da marca. Além disso, a relação com a empresa também é positiva. São sempre gentis, educados e profissionais”, completa.

Sobre a Marlan


O Grupo Marlan é conhecido pela criatividade das roupas infantis, qualidade e excelência em acabamentos como estampas, apliques e bordados. Reúne peças de roupas para crianças de até 16 anos, dentro das quatro marcas do Grupo – Marlan, Marlan Baby, Milli&Nina e Ioluig! - com atendimento por e-commerce em todo o território nacional, além de mais de 5 mil clientes lojistas multimarcas. Ao todo, são mais de 10 mil m² de fábrica, com sede em Guaramirim (SC), e mais 30 anos de atuação no mercado.

Mais informações: https://www.instagram.com/grupomarlan

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp