28/03/2023 às 09h33min - Atualizada em 28/03/2023 às 12h02min

Aquaciência discutirá desde o aumento da produção de peixes, mariscos, ostras e camarão até o papel da mulher na atividade

Como temas-chaves, serão discutidos segurança alimentar, mudanças climáticas, economia circular, nutrição, saúde, genética e biotecnologia, passando por extensão aquícola, produção e meio ambiente, malacocultura, maricultura, o trabalho da Embrapa e a inserção da mulher na cadeia da produção

SALA DA NOTÍCIA Texto Assessoria

Uma programação completa, que une as mais recentes e relevantes pesquisas nos vários campos da aquicultura, com negócios, discussão sobre o aumento do consumo de peixes, mariscos, ostras e camarão e até o empreendedorismo feminino. Este é o conceito do X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquáticade 10 a 14 de abril de 2023, em Florianópolis (SC), que reúne também a I Mostra de Inovação, Tecnologia e Negócios na Aquicultura (AquaMit) e o Atlantic Aquaculture International Conference (AAIC 2023).

“O Aquaciência é um evento científico em sua essência, mas a aplicação prática da pesquisa envolve todos – dos produtores, à indústria de insumos, chegando aos consumidores finais. Dessa forma, preparamos uma programação farta e diversificada, com temas que interessam a todos os elos envolvidos nas atividades aquáticas”, destaca a profa. Katt Regina Lapa, presidente da Comissão Organizadora do X Aquaciência.

O X Aquaciência terá minicursos, workshops, apresentações orais e pôsteres de trabalhos científicos, mesas-redondas, visitas técnicas e também mostra comercial e palestras ligadas ao mercado como um todo, incluindo insumos, novas tecnologias e negócios em geral.

Como temas-chaves, serão discutidos segurança alimentar, mudanças climáticas, economia circular, nutrição, saúde, genética e biotecnologia, passando por extensão aquícola, produção e meio ambiente, malacocultura, maricultura, o trabalho da Embrapa e a inserção da mulher na cadeia da produção.

Promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), o Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática é o maior e mais importante evento científico brasileiro da área de aquicultura e biologia aquática. “O Aquaciência se tornou um fórum essencial para a pesquisa e é por isso que estamos indo além, criando espaço para a troca de experiências com os diversos elos da cadeia produtiva, chegando até o consumidor final”, explica Katt, referindo-se também à I Mostra de Inovação, Tecnologia e Negócios na Aquicultura (AquaMit), um espaço aberto para a apresentação de tecnologias que impulsionam a produtividade – inclusive com espaço para os produtores iniciantes e aqueles empreendedores que desejam investir na aquicultura.

A temática central do X Aquaciência é “Conservar, Produzir e Inovar”. O evento é voltado para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de empresários, profissionais do setor aquícola e quem deseja conhecer melhor a atividade para investir no futuro.

O evento é organizado pela equipe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural.

Mais Informações:

Site: www.aquaciencia2023.aquabio.com.br

E-mails: [email protected] e [email protected]

Telefone: Whatsapp (48) 3028-2004


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp