27/03/2023 às 10h46min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h00min

Simpress inova ao incluir a compensação de emissões de CO2 em seus contratos de outsourcing de TI

Reforçando seu compromisso com o meio ambiente, empresa lança esse mês o Carbon Neutral, programa de neutralização Simpress

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vieira de Godois

Não é novidade a grande preocupação das empresas em neutralizar as emissões de CO2 que envolvem suas operações. Reforçando ainda mais seu compromisso com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, auxiliando seus clientes nesse desafio, a Simpress anuncia a criação do seu programa de neutralização chamado Carbon Neutral. 

 

Pelo programa, a Simpress oferece a compensação das emissões de CO2 derivada da energia elétrica de todos os equipamentos envolvidos em seus contratos. “Alinhados com as boas práticas de ESG e em como as empresas estão atuando para neutralidade de carbono, somos mais uma vez pioneiros e reforçamos o nosso compromisso com o meio ambiente”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress. 

 

Com o lançamento do Carbon Neutral, a Simpress passa a ser a primeira empresa do seu segmento a incorporar em seus novos contratos de outsourcing de equipamentos de TI, a compensação das emissões de carbono dos produtos que estão sob seu gerenciamento. 

 

Pesquisa do Gartner sobre tendências do mercado de TI no Brasil para os próximos anos, aponta que até em 2026, 70% dos líderes irão contratar serviços de TI ponderando a sustentabilidade ambiental. Para a consultoria, sustentabilidade ambiental é hoje uma das dez prioridades dos líderes empresariais e CEOs, o que exige que fornecedores também se adaptem às metas definidas pelas organizações. 

 

Para garantir a neutralização dos equipamentos instalados em cada novo contrato, a Simpress, fechou uma parceria com o Green Carbon. Com atuação no mercado desde 2006, a iniciativa possui sete fazendas com 10 unidades de manejo florestal com mais de 1.6 milhão de árvores das espécies Pinus Taeda plantadas. O modelo de manejo unido às condições climáticas da serra catarinense, possibilitam árvores com alto poder de sequestro de carbono, que geram um estoque de aproximadamente 800.000 quilos de crédito de carbono, o que significa que a compensação dos contratos será imediata. Para estruturação do plano de manejo de suas reservas, o Green Carbon conta com engenheiros florestais e parceiros focados em inteligência ambiental, além de ser certificado pela Forest Stewardship Council (FSC), principal sistema de certificação florestal do mundo. 

 

A prática de compensação será baseada no cálculo de emissão de carbono a partir do consumo de energia dos dispositivos locados pela Simpress e a média do tempo de operação de cada um. Sendo assim, é calculada a quantidade total de carbono emitido para todo período do contrato e convertido na quantidade de árvores necessárias para a compensação. 

  

“Pensamos num futuro sustentável, temos uma diretriz focada em preservar o meio ambiente, assim como a Simpress. Por isso, unimos os nossos propósitos e ajudamos a reverter as mudanças climáticas. Esperamos que mais organizações inovem e criem programas como o Carbon Neutral Simpress para   sequestrar o máximo de CO² possível”, comenta Valmir Tortelli, Founder e CEO do Green Carbon.  

 

Para dar transparência a todo o processo, os clientes terão acesso a um portal exclusivo para acompanhamento do plantio, e receberão um certificado emitido pelo Green Carbon e um selo digital comprovando a neutralização do seu parque instalado, apoiando a TI com dados necessários para os relatórios de sustentabilidade gerados por suas empresas. 

 

Essa é mais uma iniciativa do programa SimSustentável da Simpress, que visa disseminar boas práticas em relação aos conceitos do ESG na sociedade, reafirmando o seu compromisso de sempre entender os desafios do seu público e buscar a solução sob medida para cada necessidade.   

 

 

 “Em 2022, a Simpress se tornou participante do Programa Brasileiro GHG Protocol, publicando seu inventário de emissão de GEE e obtendo o Selo Prata. Essa nova iniciativa amplia ainda mais nossa responsabilidade e posicionamento para um mundo mais sustentável. Ao entendermos a pegada de carbono derivada do consumo de energia elétrica de nossos equipamentos locados pelos clientes, podemos compensá-la, contribuindo para o meio ambiente”, finaliza Vittorio Danesi, CEO da Simpress. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp