27/03/2023 às 09h18min - Atualizada em 27/03/2023 às 20h04min

Transferência de Embriões Mosaicos: entenda os cuidados

Especialista da SBRA destaca ainda os riscos e as recomendações para a realização do procedimento

SALA DA NOTÍCIA Carlos Lopes
https://sbra.com.br/
Reprodução
 

Foto grátis belo conceito de fertilidade em renderização 3d

Foto grátis belo conceito de fertilidade em renderização 3d

Ainda pouco conhecida pelo público em geral, a transferência de embriões mosaicos tem sido pauta de debates na área da reprodução humana assistida. A decisão sobre a transferência destes embriões, que ao mesmo tempo contêm duas linhagens cromossômicas na composição das células biopsiadas, tem sido uma opção, especialmente em mulheres com baixa reserva ovariana. Estudos sugerem que alterações genéticas em um embrião podem ser uma das causas do mesmo não implantar ou de abortamento.

Para o especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana e membro da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Giuliano Bedoschi, “a transferência de embriões mosaicos pode ser indicada para as pacientes que apresentem dificuldades para gerar um embrião euploide, ou seja com uma composição cromossômica, especialmente pacientes que possuem uma baixa reserva ovariana, ou para pacientes que já tiveram falhas em tratamentos anteriores com, mesmo com embriões euploides”. 

Na reprodução assistida, a transferência de embriões é realizada após a realização de uma biópsia, que é feita durante o processo de fertilização in vitro, onde, após fertilizado e atingido o estágio de blastocisto, algumas células do torfectoderma são retiradas. Depois do exame, eles são avaliados quanto à presença de alterações cromossômicas e os denominados euplóides são selecionados para transferência.

Entretanto, embriões com baixo grau de mosaicismo podem ser transferidos. O especialista afirma que a prática também tem os seus riscos e precisa ser realizada por um médico geneticista, ou especialista em aconselhamento genético.

Segundo Giuliano, o procedimento também pode gerar problemas genéticos para o bebê, além da perda do feto durante a gestação. “Assim como todo procedimento, observamos alguns riscos em sua realização, como os que incluem o aumento do risco de aborto e a possibilidade de que a criança nasça com alguma condição genética. Para que isso não ocorra, recomendo a inclusão do aconselhamento genético e a discussão detalhada dos riscos e benefícios com o médico responsável pelo tratamento”, disse.

Com o maior aparecimento da transferência de embriões mosaicos, o especialista ainda ressalta os desafios que os profissionais da área de reprodução assistida encontram na realização da técnica. “Temos que observar a dificuldade de identificar a constituição cromossômica dos embriões confiavelmente, a incerteza quanto aos riscos envolvidos na transferência dos embriões mosaicos e a falta de consenso na comunidade científica sobre a melhor abordagem para lidar com esses embriões”, finaliza.

No ano passado, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) trouxe para o debate o uso de dados de mil transferências de embriões mosaico para formular um sistema de classificação de embriões para uso clínico. O assunto foi discutido na segunda edição do Journal Club, realizado pela entidade, com o intuito de discutir artigos científicos. 

 

ARACAJU RECEBE 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

A capital sergipana, Aracaju, será a sede do próximo Congresso de Reprodução Assistida, realizado pela SBRA. O evento irá ocorrer entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2023, no Centro de Convenções AM Malls. Durante quatro dias o evento vai receber palestrantes nacionais e internacionais, que discutirão as técnicas de inovação em processos reprodutivos, atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultados, incorporações cada vez mais frequentes em inteligência artificial aplicada aos processos reprodutivos, genética, qualidade e tecnologia em laboratórios, entre muitos outros temas.

Para saber mais, acesse www.sbracongressos.com.br/.

 

Fonte: Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp