24/03/2023 às 16h53min - Atualizada em 26/03/2023 às 00h01min

Plataforma de logística reversa registra mais de R$10 milhões em mercadorias devolvidas em 2022

Com destaque para o segmento de moda no índice de devoluções, a Genius Returns gerou mais de R$ 2 milhões de retenção para os e-commerces parceiros

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik

A devolução de mercadorias tem se tornado um grande aliado das empresas brasileiras que prezam por uma boa jornada do consumidor. A prática foi ganhando espaço nos últimos anos, fazendo muitos consumidores darem preferência para lojas e e-commerces que oferecem essa segurança de trocas e devoluções eficientes. Em 2022, por exemplo, foram devolvidos quase R$10 milhões em produtos somente na Genius Returns, plataforma automatizada de logística reversa, de acordo com uma pesquisa inédita feita pela própria companhia.

O desempenho da empresa no ano passado também ilustra a importância dessa estratégia para ambos os lados do processo de compras online: a plataforma registrou crescimento de 340% e retenção de R$2 milhões em trocas e devoluções para os mais de 50 e-commerces parceiros. “O foco na efetividade do pós-venda é válido, mas a integração do processo de venda online como um todo também é importante. A partir disso, realizamos pesquisas internas de impacto anual para entender cada vez mais o perfil do consumidor que utiliza a plataforma”, afirma Maurício Cwajgenbaum, CEO da Genius Returns. 

A Genius Returns também divulgou dados sobre qual o setor com maior registro de trocas e devoluções no último ano. Em destaque, o segmento com maior índice de devolução foi o de moda (15%), seguido por calçados (12%) e de acessórios (10%). A região Sudeste concentrou os maiores números de mercadorias devolvidas, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. 

De acordo com Cwajgenbaum, o motivo mais comum que os consumidores alegam na hora de devolver ou trocar um produto é o tamanho. “O reflexo deste segmento da moda ser um dos que mais utilizam o serviço da logística reversa, mostra muito do novo comportamento dos consumidores de usarem o quarto como provador de roupas — algo que o e-commerce viu aumentar na pandemia e que deve permanecer nos anos seguintes”, conclui o CEO da Genius Returns.

 

Sobre a Genius Returns

A Genius é uma plataforma friendly focada na experiência ideal de troca e devolução de produtos, processo conhecido como logística reversa. A empresa nasceu com DNA do e-commerce, a partir da fusão de uma agência de performance e implementação digital com mais de 20 anos de estrada, a we.tools, e um empreendedor com larga experiência em marketing e comércio eletrônico. Entre as soluções oferecidas estão: otimização do processo de trocas (passando de 45 para até cinco dias), aumento em até 20% da margem de lucro do lojista, canal de atendimento com SAC inteligente e pós-venda efetiva para os negócios. Correios, Jadlog e Total Express estão entre os parceiros logísticos da startup.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp